Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Município divulga agenda de debates sobre o Plano Diretor
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Município divulga agenda de debates sobre o Plano Diretor

Serão nove encontros com a comunidade, no mês de março, como parte do processo de revisão do Plano Diretor Municipal

  • Escrito por Juliana Gonçalves
  • Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 17h22

A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), divulgou ontem, quarta-feira (14), o cronograma do ciclo de debates referentes à revisão do Plano Diretor Municipal. Os fóruns de participação serão realizados a partir de 1º de março, e são abertos a toda comunidade. O edital completo foi publicado na edição nº 3.458 do Jornal Oficial do Município, e pode ser acessado no Portal da Prefeitura de Londrina, através do link https://goo.gl/C27UJK.

Durante os fóruns de participação, serão apresentadas e debatidas as demandas da comunidade relacionadas à Estrutura Urbana e Rural, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Sustentável e Atendimento Social, entre outros assuntos que contribuem diretamente para melhoria da qualidade de vida nas regiões rural e urbana.

Segundo o diretor de Planejamento Urbano do IPPUL e coordenador técnico da revisão do Plano Diretor, José Vicente Alves do Soccorro, a agenda de debates inclui nove encontros, que compreendem todas as regiões da área urbana da cidade e distritos. “Pelo fato de a gente desenvolver um processo participativo, é preciso fazer, além da leitura técnica, a leitura comunitária. Por isso estamos iniciando essa rodada de fóruns, para consultar a comunidade sobre a realidade da cidade”, afirmou.

São convidados a comparecer, representantes de instituições de ensino, órgãos públicos da esfera estadual e federal, conselhos municipais, entidades de classe, sindicatos e associações de moradores. A expectativa é que todos possam contribuir com trocas de experiências e conhecimento, para que o Plano Diretor possa contemplar as preocupações e a diversidade de interesses de toda a comunidade londrinense. “Queremos que o processo seja transparente e universal, por isso convidamos toda a comunidade a participar. Também esperamos a participação das universidades, entidades e demais segmentos interessados no desenvolvimento urbano de Londrina”, disse Soccorro.

O coordenador técnico citou que, conforme o Estatuto das Cidades, como o Plano Diretor vigente foi aprovado em dezembro de 2008, a lei de revisão deve ser aprovada até dezembro de 2018. “Pretendemos concluir nossa parte até setembro para que, em seguida, o projeto seja enviado para a Câmara Municipal e siga os trâmites internos necessários para sua aprovação”, adiantou.

Os Fóruns de Participação integram a segunda fase da revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina. Na primeira fase, foi discutida a proposta metodológica, que irá nortear o processo de revisão. “Nessa etapa inicial nos reunimos com a comunidade, onde recebemos contribuições, sugestões de alterações e acréscimos. Agora entramos na etapa de diagnóstico, ou análise temática integrada, que inclui o ciclo de debates. Em seguida, teremos a etapa de propostas e diretrizes do plano, e por fim, a consolidação final de todo o plano diretor, com a minuta do projeto de lei”, explicou Soccorro.

Agenda de debates dos Fóruns de Participação do Plano Diretor:

REGIÃO LOCAL DATA/HORÁRIO
1 Maravilha

Escola Municipal Profª Corina Mantovan Okano

Rua Ivaí, 170 - Distrito de Maravilha

01/03/2018 - 19 horas
2 Irerê/Paiquerê

Escola Municipal Profª Aracy Soares dos Santos

Rua Olivio Busse, 203 - Distrito Irerê

06/03/2018 - 19 horas
3 Lerroville

Escola Municipal Bento da Rocha Neto

Rua Santos, 235 - Distrito Lerroville

08/03/2018 - 19 horas
4 Guaravera/São Luiz

Escola Municipal John Kennedy

Rua Pernambuco, 237 - Distrito Guaravera

13/03/2018 - 19 horas
5 Região Oeste/Patrimônios Espírito Santo e Regina

Escola Municipal Nina Gardemann

Rua Dragen Feld, 73 - Jardim Tóquio

15/03/2018 - 19 horas
6 Região Sul

Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano

Rua Flor de Lótus, 74 - Parque Ouro Branco

20/03/2018 - 19 horas
7 Região Central/Leste

CMEI Valéria Veronesi

Rua Benjamin Constant, 800 - Centro

22/03/2018 - 19 horas
8 Região Norte

Escola Municipal Senador Gaspar Velloso

Rua Aliomar Baleeiro, 175 – Sebastiao de Melo César

27/03/2018 - 19 horas
9 Warta

Escola Municipal Edmundo Odebrecht

Rua Eduardo Cebulski, 112 - Warta

29/03/2018 - 19 horas
registrado em:
Fim do conteúdo da página