Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Taxa de Ocupação Veicular
Início do conteúdo da página

Taxa de Ocupação Veicular

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2016, 11h30

No mês de junho de 2013 a Diretoria de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL, realizou pesquisa sobre a taxa de ocupação de veículos na cidade de Londrina.

O índice foi obtido a partir de observação realizada em seis cruzamentos da cidade: Avenida Duque de Caxias x Rua Marcílio Dias, Avenida Maringá x Rua Ibiporã, Avenida Higienópolis x Rua Goiás, Avenida Saul Elkind x Rua Joaquina de Oliveira Perfeito, Avenida Juscelino Kubitschek x Rua Senador Souza Naves, Avenida Santos Dumont x Rua Augusto Severo. A pesquisa tratou de verificar a ocupação dos veículos em uma hora de pico, das 13:30 às 14:30, totalizando 9.283 veículos contados.

No método utilizado os pesquisadores do IPPUL contavam quantos passageiros estavam sendo transportados em veículos de passeio, táxis, caminhonetes e vans; e não eram contados os ônibus, caminhões e vans escolares. Também os veículos dotados de película protetora muito escura não foram contabilizados nesta pesquisa, em função da impossibilidade de observação nítida sobre a quantidade de ocupantes.

A tabela a seguir apresenta os dados coletados em corredores de tráfego intenso, abrangendo todas as regiões da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro) com suas respectivas taxas de ocupação, assim como a Taxa de Ocupação Veicular 2013 para a cidade de Londrina, que resultou em 1,47 pessoas por veículo.

Tabela mostrando taxa de ocupação da cidade de Londrina

Clique na imagem para visualizar em arquivo pdf a tabela com os resultados da pesquisa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página