I Forum Planejamento Urbano (2016)
Programação:
13h30 – Credenciamento e Recepção
14 horas – Solenidade de Abertura
14h30 – Lançamento do site “A Cidade que Eu Quero”
15 horas – Mesa Redonda: “O papel dos órgãos de planejamento urbano na gestão da cidade”
16h30 – Coffee break
17h – Mesa Redonda: “O papel da participação social no planejamento urbano da cidade”
18h30 – Intervalo
20 horas – Abertura da Palestra Magna
20h15 – Palestra Magna: “Planejamento Urbano: Inovação e Participação”, com Marco Saverio Ristuccia
21h30 – Encerramento
“A cidade que queremos” foi o tema do I Fórum de Planejamento Urbano realizado nesta dia 24/06/2016, no auditório do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal). A realização do evento foi feita pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).
O Fórum de Planejamento Urbano contou com apoio do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. O WRI Brasil é um instituto que apoia cidades brasileiras no desenvolvimento e implementação de soluções sustentáveis para problemas de transporte e desenvolvimento urbano. E o WRI Brasil Cidades Sustentáveis possuia termo de Cooperação Técnica com o Município, oferecendo suporte para ações de planejamento urbano em Londrina.
O Fórum contou com duas mesas-redondas. A primeira mesa-redonda teve o tema “O papel dos órgãos de planejamento urbano na gestão da cidade”. A presidente do Ippul à época, Ignes Dequech Alvares, fez a mediação. Como palestrantes, participaram a diretora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, Nívea Oppermann; o arquiteto e urbanista do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Miguel Ostoja Roguski; e o professor-doutor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), José Luiz Faraco.
Na segunda mesa-redonda foi discutido o tema “O papel da participação social no planejamento urbano da cidade”. A mediação foi feita pela coordenadora de Cidades do WRI Brasil, Luiza de Oliveira Schmidt. Participaram o presidente do Conselho Municipal da Cidade (CMC), Osmar Ceolin Alves; o promotor do Ministério Público do Paraná, Paulo Tavares; e como representante da Câmara Municipal de Londrina, o vereador Rony Alves.
O encontro foi finalizado com palestra magna “Planejamento Urbano: Inovação e Participação”, conduzida pelo consultor e economista Marco Saverio Ristuccia. Doutor em Economia pela Universidade La Sapienza, de Roma, Ristuccia que possui mais de 20 anos de experiência em estruturação e gerenciamento de projetos de investimento de interesse público.
Website - No início do evento, houve o lançamento do site “A Cidade que Eu Quero”, um canal de participação popular. O objetivo do website foi permitir que a população exponha suas demandas, obtenha informações e participe de enquetes. No conteúdo do site estiveram disponíveis diversos temas relacionados ao planejamento e desenvolvimento urbano do município. O link para acesso na época era: é acidadequeeuquero.londrina.pr.gov.br.