Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos de Sinalização
Início do conteúdo da página

Projetos de Sinalização

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 17h30

Projetos de Sinalização Horizontal e Vertical

Zona Norte

Zona Leste

Zona Oeste

Centro

Zona Sul

Distritos

 

Projetos de Sinalização Indicativa Turística

 

Considerando a vocação turística do município de Londrina e a diversidade de atrativos de nossa região, além da força econômica voltada ao comércio, serviços, atendimento médico-hospitalar e instituições de ensino, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina – IPPUL elaborou proposta de Sinalização Vertical Indicativa para a cidade. Esta sinalização indicativa enfoca principalmente a identificação de locais de interesse para turistas, assim como para a grande quantidade de pessoas da região que são atraídas à cidade em busca dos serviços oferecidos.

A cidade de Londrina apresenta aproximadamente 80 pontos de interesse que englobam atrativos turísticos, institucionais, naturais, histórico-culturais e hospitalares. Uma comissão formada por representantes do IPPUL, CODEL, SEMA e Secretaria de Cultura realizou a identificação e elencou a priorização dos atrativos nas placas indicativas.

A proposta de Sinalização Vertical Indicativa desenvolvida pela Diretoria de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL é baseada na legislação específica que institui os parâmetros para utilização, posicionamento, formas, dimensões, cores, letras e símbolos constantes nas placas, de acordo com a Lei Federal nº 9.503/97 e o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do DENATRAN e EMBRATUR (2001).

O mapeamento dos pontos de interesse que constituem atrativos de tráfego na cidade de Londrina possibilitou a seleção das principais vias que receberam as indicações para orientação e condução dos usuários, ficando eleitas também as vias coletoras internas do quadrilátero central.  Estes pontos de interesse e também os corredores de tráfego estão indicados no Mapa de Atrativos Turísticos.

A forma de fixação da sinalização vertical é realizada por meio de estrutura em semi-pórtico, constituída pelo conjunto de braço e coluna. São 480 conjuntos de semi-pórticos, em 99 placas indicativas com dimensões 2,00x1,00m e 381 placas indicativas com dimensões 3,00x1,50m. Cada conjunto de placa 2,00x1,00m e 3,00x1,50m foi diagramado e detalhado no Caderno de Placas Indicativas e sua localização indicada no Mapa de Placas Indicativas.

mapa atrativos turisticos caderno placas indicativas mapa placas indicativas 
Mapa de Atrativos Turísticos                    Caderno de Placas Indicativas       Mapa de Placas Indicativas

 

Projetos de Sinalização Semafórica

 

Os critérios gerais para definição de implantação de semáforos são baseados em especificações estabelecidas na Resolução n° 483, de 09 de abril de 2014, que aprova o Volume V (Anexo da Resolução n° 483) – Sinalização Semafórica – do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Segundo a Resolução n° 483, de 09 de abril de 2014, a sinalização semafórica é uma das possibilidades para o gerenciamento de conflitos em interseções ou em meio de quadra, devendo ser avaliada sua efetiva necessidade para viabilizar a adoção da mesma em detrimento de alternativas anteriores a esta implantação, como:

  • Definição da preferência de passagem;
  • Remoção de interferências que prejudiquem a visibilidade;
  • Melhoria na iluminação;
  • Adequação das sinalizações horizontal e vertical;
  • Redução das velocidades nas aproximações;
  • Adequação na geometria;
  • Proibição de estacionamento;
  • Implantação de refúgios para pedestres;
  • Alteração de circulação;
  • Inversão da preferência de passagem;
  • Implantação de minirrotatórias;
  • Direcionamento dos pedestres para locais de travessia seguros;
  • Reforço da sinalização de advertência.

 

Para os casos em que os itens acima não correspondem de forma eficaz ou não garantem as melhorias necessárias para a segurança e fluidez do tráfego, são realizadas contagens de tráfego de veículos em locais onde o conflito dos diferentes usuários (pedestres, ciclistas e veículos motorizados) da via requer adoção de medidas de controle. Os pontos considerados como críticos apresentam aspectos, tais como: elevado volume de tráfego de veículos e/ou pedestres, recorrência de acidentes de trânsito e existência de filas excessivas e atrasos constantes.

O quadro a seguir informa as principais consequências do uso apropriado ou inadequado da sinalização semafórica, que acarretam no desempenho e interferem na segurança do trânsito, bem como os impactos produzidos por critérios técnicos quando justificada ou não a implantação desse dispositivo.

SITE IPPUL Projeto Semaforos

Quadro I - Consequências da Implantação da Sinalização Semafórica

Fonte: Volume V (Anexo da Resolução n° 483, de 09 de abril de 2014) – Sinalização Semafórica – Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)

Fim do conteúdo da página