Página inicial > Últimas Notícias > Ippul elabora projetos para a implantação de semáforos nas regiões oeste e central

Instalação de sistema de semáforos e sinalização viária serão realizadas em dois cruzamentos onde há grande fluxo de veículos

• Escrito por Renan Oliveira
  • Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 14h07

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), por meio da Diretoria de Trânsito e Sistema Viário, elaborou projetos para a implantação do sistema de semáforos e sinalização viária em dois cruzamentos de trânsito da cidade. As obras e adequações serão feitas em dois locais que registram, diariamente, um grande volume de tráfego de veículos e pedestres: o cruzamento da Avenida Presidente Castelo Branco com as ruas Foz do Iguaçu e Vicente de Carvalho, na região oeste; e o cruzamento entre as ruas Senador Souza Naves, General Horta Barbosa e Antonio Moraes de Barros, na área central de Londrina.

Segundo a engenheira civil e gerente de Projetos Viários do Ippul, Cristiane Biazzono, o controle semafórico tem como objetivo reduzir o risco de acidentes existente devido às altas velocidades dos veículos nestes cruzamentos, melhorando, assim, a fluidez do trânsito. “A semaforização reduz os conflitos entre os diferentes tipos de veículos e usuários das vias, ao distribuir adequadamente os tempos destinados a cada movimento. Isso torna o tráfego mais ordenado e aumenta a segurança de motoristas e pedestres. Nestes locais, veículos como os ônibus têm dificuldades de realizar alguns movimentos e isso acaba gerando atrasos no transporte coletivo, por exemplo”, disse.
A gerente enfatizou que a decisão para a implantação do sistema de semáforos nos dois cruzamentos atende a solicitações da comunidade e está de acordo com a legislação federal vigente que estabelece, entre diversos aspectos, os parâmetros sobre a quantidade de fluxo de veículos. “Os projetos são resultados do trabalho da equipe da Diretoria de Trânsito e Sistema Viário do Ippul, que realiza rotineiramente pesquisas sobre a implantação de sinalização semafórica em todas as regiões da cidade”, afirmou.
Andamento - Os dois projetos para a implantação de sinalização semafórica foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), que já está executando serviços de adequação estrutural no cruzamento da região oeste, e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que ficará encarregada, posteriormente, da instalação do conjunto semafórico e sinalização viária nos dois locais, viabilizando a aplicação de pinturas e a colocação de placas.
No cruzamento localizado na região oeste, também serão necessárias adequações no canteiro central da Avenida Presidente Castelo Branco, pavimentação de calçadas e execução de rampas para cadeirantes. Os serviços já estão sendo executados em parceria com a Secretaria de Obras e devem ser finalizados nas próximas semanas. A instalação dos semáforos nessa área pela CMTU deve ter início até o final de junho. Após o término das obras que contemplam essa região, terão início os trabalhos direcionados ao cruzamento da zona central.
Contagem de fluxo – Nos estudos voltados ao cruzamento da Rua Senador Souza Naves com as ruas General Horta Barbosa e Antonio Moraes de Barros, o Ippul também realizou uma pesquisa para fazer contagens do fluxo de veículos, que apontaram a justificativa de implantação de sinalização semafórica devido ao elevado volume de tráfego no local, às filas e atrasos constantes, além da falta de segurança na circulação dos pedestres.
No trabalho de campo, os pesquisadores analisaram, em um dia útil da semana, a variação do fluxo de veículos durante um período de 12 horas seguidas, compreendendo a faixa de horário das 7 às 19 horas. A necessidade de semaforização do cruzamento, por conta do grande volume de tráfego, se justifica quando, em 8 das 12 horas analisadas, a quantidade de veículos motorizados supera a média de 600 veículos por hora passando pela via principal do cruzamento, no caso a Rua Senador Souza Naves.

Foto: Ilustrativa