Página inicial > Últimas Notícias > IPPUL e comunidade promovem sinalização viária na região sul

IPPUL e comunidade promovem sinalização viária na região sul

Será executado, pela primeira vez em Londrina, um projeto de sinalização horizontal e vertical contemplando chicanas (desvios artificiais)

• Escrito por Dayane Albuquerque
  • Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 14h04

A Associação dos Moradores e Proprietários da Rua Villa Lobos, no Jardim Tucanos, região sul, preocupados com a segurança viária e buscando a redução da velocidade da via, solicitou ao poder público uma parceria para intervenção no local. A ação resultou na execução de um projeto de sinalização horizontal e vertical contemplando chicanas (desvios artificiais), elaborado pela Diretoria de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), e a Associação contratará a execução dos serviços.
As chicanas são desvios artificiais criados para alterar a trajetória retilínea dos condutores, com o objetivo de desacelerar o tráfego motorizado. Configurações tipo zigue-zague despertam a atenção dos condutores e os forçam a reduzir a velocidade. Segundo a gerente de Projetos Viários do IPPUL, a engenheira civil Cristiane Biazzono, esta será a primeira vez que as chicanas serão usadas em Londrina.
Cristiane contou que os moradores procuraram o órgão buscando uma solução para reduzir a velocidade da via e o IPPUL, com base nas características da rua e do tráfego do local, decidiu por esta medida. Segundo ela, após a elaboração do projeto pelo IPPUL, a Associação recebeu uma autorização permitindo a execução do serviço. “Parcerias como esta só são possíveis mediante estudo e autorização emitida pelo IPPUL”, frisou.
A previsão é de que a Associação dos Moradores e Proprietários da Rua Villa Lobos inicie a intervenção na rua no início desta semana. O trabalho deve durar cerca de dois dias e o serviço será custeado pela Associação. Segundo Cristiane, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) será responsável pela fiscalização do trabalho, para verificar se a empresa contratada para realizar o serviço executou o projeto na íntegra, seguindo todas as características do projeto apresentado pelo IPPUL.
Além da Rua Villa Lobos, outras vias receberão sinalização viária com chicanas em Londrina nos próximos dias. O serviço será executado pela CMTU na Rua Sebastião Callero, Parque Ouro Branco, na região sul, e na Avenida dos Expedicionários, que dá acesso ao Jardim Botânico, também na região sul.
Sobre as chicanas - Fazem parte das Medidas de Moderação de Tráfego (ou Traffic Calming), que podem ser definidas como um conjunto de técnicas para reduzir os efeitos negativos do trânsito ao mesmo tempo em que cria um ambiente seguro, calmo, agradável e atraente. Essa técnica tem sido amplamente utilizada principalmente em países europeus, mas também recentemente nos Estados Unidos, Austrália e Brasil.
Além das chicanas, outras medidas estão sendo implantadas em Londrina, com o mesmo objetivo, dependendo da especificidade de cada local, como deslocamento do eixo das vias, bloqueio parcial de cruzamentos, implantação de plataformas elevadas, estreitamento das pistas e mini rotatórias. Outra medida, que ainda não foi realizada na cidade, é a implantação de pavimentos texturizados ou de cores diferenciadas.