Página inicial > Últimas Notícias > 6ª Conferência das Cidades levanta propostas para o desenvolvimento de Londrina

6ª Conferência das Cidades levanta propostas para o desenvolvimento de Londrina

Etapa municipal foi realizada neste sábado (18), com participação de 233 pessoas.

• Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2016, 10h55

A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), realizou no sábado (18) a 6ª Conferência Municipal das Cidades. O encontro contou com a participação de 233 pessoas, entre 146 delegados credenciados e 87 observadores, que se reuniram na Câmara Municipal de Londrina, na rua Governador Parigot de Souza, 145.

O tema desta edição foi “A função social da Cidade e da Propriedade – cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, e a etapa municipal conta como pré-requisito para participação na edição estadual. A presidente do Ippul, Ignes Dequech, considerou a 6ª Conferência muito positiva, e afirmou estar satisfeita com o resultado. “As propostas elaboradas nos eixos de discussão, e que serão encaminhadas para a etapa estadual, são coerentes e passíveis de serem aplicadas, com possibilidades reais de contribuir para o desenvolvimento equilibrado e sustentável da cidade”, afirmou.

Segundo a coordenadora da Comissão Preparatória Municipal, Juliana Alves Pereira Tomadon, os participantes foram divididos em três eixos de discussão, onde foram desenvolvidas, no total, 21 propostas. “Os eixos tinham como tema Habitação, mobilidade e acessibilidade; Lazer, Meio Ambiente e Saneamento e os Instrumentos Urbanísticos; e Desenvolvimento Rural e Distrital através de Zonas de Urbanização Específica e os Instrumentos Urbanísticos. Das 21 propostas, três serão apresentadas na conferência estadual. São proposições que refletem os anseios da população, e servem como base para o Município trabalhar em seu desenvolvimento”, explicou.

Durante a Conferência, houve a eleição de 35 delegados, mais suplentes, que irão representar o Município na etapa estadual, a ser realizada entre novembro de 2016 e março de 2017. Os delegados são representantes dos segmentos de movimentos populares, entidades profissionais e acadêmicas, trabalhadores, empresários, poderes públicos e Organizações Não Governamentais (ONGs), todos com atuação na área de desenvolvimento urbano.

Juliana ressaltou que no encontro também foram apresentadas propostas aprovadas na conferência anterior, e que já estão em execução ou em fase de implementação no Município. “Fizemos um breve relatório citando os avanços que o Município conseguiu, oriundos de propostas da conferência anterior. Alguns exemplos são os projetos Superbus e Calçada para Todos, a rede cicloviária, a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano, entre outros”, frisou.

Foto: Vivian Honorato