Página inicial > Últimas Notícias > Iniciativas do IPPUL servem de exemplo para profissionais de Cascavel

Iniciativas do IPPUL servem de exemplo para profissionais de Cascavel

Conselheiros do oeste do Paraná conversaram com servidores do IPPUL sobre a importância do órgão para o gerenciamento do desenvolvimento urbano municipal.

• Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2016, 07h54

No último dia 17, os profissionais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) participaram de uma videoconferência com os membros do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel. O objetivo foi apresentar aos participantes um pouco dos 23 anos de história do instituto, sua estrutura técnica e legal, além das funções, procedimentos, fonte de recursos, quadro de profissionais e objetivos desse órgão.

A videoconferência aconteceu a pedido dos conselheiros de Cascavel, que almejam a criação de um instituto ou de uma agência local de planejamento. Essa iniciativa faz parte das metas da Câmara Técnica de Urbanismo e Meio Ambiente, do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel.

De acordo com a diretora administrativo-financeira do IPPUL, Rosangela Portella Teruel, na região Sul do país existem poucos institutos de planejamento. Entre os mais relevantes estão os de Curitiba, Joinville, Florianópolis e Londrina. Por isso, os diretores do IPPUL foram convidados a fazer uma apresentação institucional dos projetos estratégicos como o SuperBus, dos projetos urbanísticos como o Calçada para Todos e o Parklets, além dos trabalhos de revisão do Plano Diretor e a interação com os órgãos de controle interno como os conselhos, Ministério Público, Observatório de Gestão Pública, Câmara e outros.

“O encontro foi uma oportunidade interessante para a troca de experiências sobre a importância de se ter um grupo de profissionais que pense a cidade a médio e longo prazo, buscando um desenvolvimento sustentável e reconhecendo a necessidade de um instituto fortalecido”, explicou Rosangela.

O IPPUL é responsável pelo gerenciamento do desenvolvimento urbano de Londrina, de forma a organizar o crescimento municipal de maneira integrada, melhorando a qualidade de vida da população. Tendo em vista a relevância do instituto enquanto um órgão-chave, desde o início da atual administração foram contratados 15 novos servidores públicos de nível superior e cinco técnicos de gestão. Esse foi um dos motivos pelos quais o IPPUL fortaleceu os trabalhos de elaboração de novos projetos, além de dar continuidade ao cumprimento das propostas sob demanda.