Iniciativas do IPPUL servem de exemplo para profissionais de Cascavel
Conselheiros do oeste do Paraná conversaram com servidores do IPPUL sobre a importância do órgão para o gerenciamento do desenvolvimento urbano municipal.
No último dia 17, os profissionais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) participaram de uma videoconferência com os membros do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel. O objetivo foi apresentar aos participantes um pouco dos 23 anos de história do instituto, sua estrutura técnica e legal, além das funções, procedimentos, fonte de recursos, quadro de profissionais e objetivos desse órgão.
A videoconferência aconteceu a pedido dos conselheiros de Cascavel, que almejam a criação de um instituto ou de uma agência local de planejamento. Essa iniciativa faz parte das metas da Câmara Técnica de Urbanismo e Meio Ambiente, do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel.
De acordo com a diretora administrativo-financeira do IPPUL, Rosangela Portella Teruel, na região Sul do país existem poucos institutos de planejamento. Entre os mais relevantes estão os de Curitiba, Joinville, Florianópolis e Londrina. Por isso, os diretores do IPPUL foram convidados a fazer uma apresentação institucional dos projetos estratégicos como o SuperBus, dos projetos urbanísticos como o Calçada para Todos e o Parklets, além dos trabalhos de revisão do Plano Diretor e a interação com os órgãos de controle interno como os conselhos, Ministério Público, Observatório de Gestão Pública, Câmara e outros.
“O encontro foi uma oportunidade interessante para a troca de experiências sobre a importância de se ter um grupo de profissionais que pense a cidade a médio e longo prazo, buscando um desenvolvimento sustentável e reconhecendo a necessidade de um instituto fortalecido”, explicou Rosangela.
O IPPUL é responsável pelo gerenciamento do desenvolvimento urbano de Londrina, de forma a organizar o crescimento municipal de maneira integrada, melhorando a qualidade de vida da população. Tendo em vista a relevância do instituto enquanto um órgão-chave, desde o início da atual administração foram contratados 15 novos servidores públicos de nível superior e cinco técnicos de gestão. Esse foi um dos motivos pelos quais o IPPUL fortaleceu os trabalhos de elaboração de novos projetos, além de dar continuidade ao cumprimento das propostas sob demanda.
Redes Sociais