Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Município prepara a 6ª Conferência das Cidades
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Município prepara a 6ª Conferência das Cidades

Tema nacional a ser discutido durante o evento é “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.
  • Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2016, 07h37

Nesta quinta-feira (5), a Comissão Preparatória da 6ª Conferência Municipal das Cidades em Londrina se reúne, pela terceira vez, das 14 às 17 horas. O encontro faz parte dos preparativos para a etapa municipal da 6ª Conferência das Cidades, cuja realização está prevista para o dia 18 de junho. A reunião será realizada no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), na avenida Presidente Castelo Branco, 570.

Segundo a coordenadora da Comissão e gerente de Pesquisa e Plano Diretor do IPPUL, Juliana Alves Pereira Tomadon, a Conferência Municipal irá abordar a temática “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. O evento é aberto para a comunidade em geral, e a inscrição será gratuita.

A coordenadora explicou que a Conferência Municipal irá abordar o tema com palestras, e os participantes serão divididos em três grupos para discussão. “Estes grupos devem elaborar propostas prioritárias, pois três delas serão selecionadas para envio à Conferência Estadual”, contou.

Juliana acrescentou que as propostas sugeridas na Conferência serão avaliadas também para serem implementadas no Município. “Quando a população é efetiva na sua participação, a gente obtém ganhos para a cidade. Todos estão convidados a levantar os problemas e propor soluções, para que isso sirva como diretriz para atuação do poder público”, reforçou.

Durante a Conferência Municipal, também serão eleitos os delegados representantes para participar da fase estadual. Assim como os membros da Comissão Preparatória, os delegados eleitos devem respeitar os critérios de representação de órgãos, entidades e organizações. A proporção para delegados indicados pelo Poder Público, municipal ou estadual, é de 42,30%; para representantes de movimentos populares, 26,7%; para trabalhadores, 9,9%; empresários relacionados à produção, fomento e ao financiamento, 9,9%; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais, 7%; e por fim, organizações não governamentais (ONGs), 4,2%. Todos devem atuar na área de desenvolvimento urbano.

A realização da etapa municipal é pré-requisito para participação na 6ª Conferência Estadual das Cidades, que deverá ocorrer entre 1º de novembro de 2016 e 31 de março de 2017.

Foto: Arquivo

Fim do conteúdo da página