Página inicial > Últimas Notícias > Linguagem XBRL é tema de seminário em Londrina

Linguagem XBRL é tema de seminário em Londrina

Evento reúne participantes de mais de 20 cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

• Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2016, 06h54

Na manhã desta quinta-feira (7), teve início, em Londrina, o seminário regional “O XBRL e seus efeitos na qualidade da informação”, reunindo participantes de mais de 20 cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, entre contadores, controladores, estudantes da área e profissionais de TI dos setores público e privado. Trata-se de um evento pioneiro, que tem por objetivo discutir e disseminar a linguagem XBRL (Extensible Business Reporting Language), que permite transformar as informações contábeis que estão disponibilizadas em outro formato, como papel, em arquivos eletrônicos.

O seminário prossegue durante a tarde desta quinta-feira (7) e nesta sexta-feira (8), a partir das 8 horas, no anfiteatro Cyro Grossi do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), reunido diversas palestras sobre o tema, as quais vão debater o histórico, a perspectiva e o potencial da linguagem XBRL no Brasil, utilizada para demonstrações contábeis e financeiras. A programação completa pode ser acessada por meio do link http://goo.gl/poLqBK.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Londrina, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) com apoio da Controladoria-Geral do Município, em conjunto com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o Programa de Pós Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Durante o evento, o controlador-geral do Município, João Carlos Barbosa Perez, representando o prefeito Alexandre Kireeff, disse que embora a linguagem XBRL seja um tema novo e pouco disseminado e debatido entre os profissionais que atuam com finanças, a adesão a esta tecnologia é iminente e inevitável.

Ele destacou que o maior objetivo desta linguagem é promover o fortalecimento do controle social, além da padronização, qualidade e segurança de informações e extração das informações de forma mais ágil. “A partir do momento que temos informações seguras e com qualidade, quem ganha é o cidadão, que está na ponta”, disse.

XBRL.V3Para a diretora administrativa do Ippul, Rosângela Teruel, que representou a presidente do Instituto, Ignes Dequech, além de possibilitar maior conhecimento ao assunto, que apesar de sua relevância é pouco conhecido no Brasil, o Seminário representa uma oportunidade para que os participantes possam estreitar laços e trocar informações entre os municípios.

O analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Bruno Simões, destacou a importância de iniciativas como esta, para que a cultura da linguagem XBRL possa ser discutida e disseminada no Brasil, formando pessoas que possam trabalhar com esta tecnologia.

“O Brasil ainda está muito atrasado nesta questão e por isso iniciativas como esta são tão importantes”, disse. “Nestes dois dias nós não vamos encerrar o assunto, porém espero que este seja um ponto de partida, que desperte a curiosidade, não só do setor público presente aqui, mas também da academia, que é difusora de conhecimento”, completou.

Palestras – A primeira palestra do seminário foi “Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) e a qualidade da Informação”, com o analista da Secretaria do Tesouro Nacional, Renato Pucci. Ele é formado em contabilidade pela Universidade Federal de Brasília e trabalha no Núcleo de Consolidação das Contas Públicas e faz parte da equipe de Taxonomia do Tesouro Nacional.

Para ele, a realização deste evento tem grande importância, especialmente para a Secretaria do Tesouro Nacional. “Acreditamos que este tipo de evento, envolvendo principalmente a academia, fortalece a difusão da tecnologia”, disse.XBRL.V4

Também estiveram presentes o secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias; a vereadora Elza Correia; o pró-reitor da Administração e Finanças da UEL, Luis Fernando Pinto Dias, representando a reitora da Universidade, Berenice Jordão e a representante da UEM/Mestrado em Ciências Contábeis, Simone Letícia Raimundini Sanches.

Apoio -  O encontro também contou com apoio da UEL, Universidade Salvador (UNIFACS), Receita Federal, Tesouro Nacional, Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Laboratório de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI-USP), Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon), Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr), Sercomtel e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Fotos: Vivian Honorato