Seminário Regional sobre o XBRL inicia nesta quinta-feira (7)
Encontro é voltado a contadores, controladores, estudantes da área e profissionais de TI dos setores público e privado.
O seminário regional “O XBRL e seus efeitos na qualidade da informação no SICONFI e SPED” será realizado nos dias 7 e 8 de abril, a partir das 8 horas, no anfiteatro Cyro Grossi do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O encontro é gratuito e voltado a contadores, controladores, estudantes da área e profissionais de TI dos setores público e privado.
Na oportunidade serão debatidos o histórico, a perspectiva e o potencial da linguagem XBRL no Brasil, utilizada para demonstrações contábeis e financeiras. A programação completa pode ser acessada por meio do no link http://goo.gl/z2FNH2.
Para o controlador-geral do Município, João Carlos Barbosa Perez, o seminário é uma oportunidade de iniciar o debate sobre o tema, já que o XBRL é uma linguagem recente, pouco disseminada nas finanças públicas no país, porém amplamente utilizada no exterior. “As palestras e debates deverão fomentar e estimular empresas e órgãos públicos a ingressar e investir nessa linguagem”, disse.
O controlador-geral explicou que o XBRL é muito importante para padronizar as informações em consonância com normas e padrões internacionais de contabilidade. Além disso, fortalece o controle social, com fontes e informações mais seguras, e essa é uma grande vantagem. “Esse é um evento pioneiro, e é uma forma de dar início à discussão, inclusive com a presença de analistas do Tesouro Nacional e Receita Federal, que atuam com esse tema”, ressaltou.
O seminário é uma realização da Prefeitura de Londrina, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) com apoio da Controladoria-Geral do Município, em conjunto com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o Programa de Pós Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O encontro conta ainda com apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Salvador (UNIFACS), Receita Federal, Tesouro Nacional, Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Laboratório de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI-USP), Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon), Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr), Sercomtel e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Programação – No dia 7 serão realizadas três palestras. Às 9 horas, com o tema “SICONFI e a Qualidade da informação”. Mais tarde, às 10h50 a programação contempla a palestra “XBRL e XBRL GL: Perspectiva macroestratégica (histórico, experiências de uso, adoção no Brasil e vantagens)”, e no período da tarde, às 14 horas, “XBRL e XBRL GL: Perspectiva micro-operacional (sintaxe e estruturas taxonômicas, validações, instância, entre outros aspectos)”.
No dia 8, serão realizadas outras quatro palestras. Às 8h30, com o tema “Histórico da linguagem XBRL no mundo e no Brasil”; às 9h30 a palestra “O posicionamento do CRC sobre a adoção do XBRL nas Demonstrações Contábeis”. No período da tarde, às 14 horas, o tema será “Potencial de uso do XBRL no SPED” e às 15 horas, a acontece a última palestra, com a temática “SPED no contexto XBRL: O que podemos esperar?”.
Foto: Ilustrativa
Redes Sociais