Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prorrogadas as inscrições para seminário regional sobre XBRL
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prorrogadas as inscrições para seminário regional sobre XBRL

Evento gratuito, realizado pela Prefeitura de Londrina, trata da linguagem utilizada em demonstrações financeiras e contábeis.

  • Publicado: Terça, 22 de Março de 2016, 06h47

As inscrições para o seminário regional “O XBRL e seus efeitos na qualidade da informação no SICONFI e SPED” foram prorrogadas para 31 de março, e podem ser feitas no portal da Prefeitura de Londrina - www.londrina.pr.gov.br . Será nos dias 7 e 8 de abril, no anfiteatro Cyro Grossi do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

No encontro, serão debatidos o histórico, a perspectiva e o potencial da linguagem XBRL no Brasil, utilizada para demonstrações contábeis e financeiras. O evento é gratuito, voltado a profissionais e estudantes das áreas de contabilidade, administração, economia, controladoria e tecnologia da informação.  A programação completa do seminário está disponível no link http://goo.gl/z2FNH2 .

O controlador-geral do Município, João Carlos Barbosa Perez, explicou que o XBRL é uma linguagem recente, pouco disseminada nas finanças públicas no país, porém, amplamente utilizada no exterior. “O XBRL é muito importante para padronizar as informações em consonância com normas e padrões internacionais de contabilidade. Além disso, fortalece o controle social, com fontes e informações mais seguras, e essa é uma grande vantagem”, frisou.

Para Perez, o seminário é uma oportunidade de iniciar o debate sobre o tema, que envolve informações contábeis e financeiras, gestão de processo e informática. “Esse é um evento pioneiro, e é uma forma de dar início à discussão, inclusive com a presença de analistas do Tesouro Nacional e Receita Federal, que atuam com esse tema. As palestras e debates deverão fomentar e estimular empresas e órgãos públicos a ingressar e investir nessa linguagem”, afirmou.

O seminário é uma realização da Prefeitura de Londrina, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) com apoio da Controladoria-Geral do Município, em conjunto com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o Programa de Pós Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O encontro conta ainda com apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Salvador (UNIFACS), Receita Federal, Tesouro Nacional, Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Laboratório de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI-USP), Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon), Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr), Sercomtel e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

registrado em:
Fim do conteúdo da página