Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura apresenta atualizações do projeto Superbus

Prefeitura apresenta atualizações do projeto Superbus

Em visita à cidade, representantes do WRI Brasil Cidades Sustentáveis também tiveram acesso ao planejamento habitacional do município

• Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2015, 00h00
A Prefeitura de Londrina recebeu, na última segunda-feira (14), representantes do WRI Brasil Cidades Sustentáveis (Embarq Brasil). Durante o encontro, foram apresentados os últimos avanços no projeto de Transporte Urbano Superbus. O WRI Brasil Cidades Sustentáveis possui um Termo de Cooperação Técnica com o município, dando suporte para o planejamento da Mobilidade Urbana em Londrina.

IppulVisitaLJPA diretora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, Nívea Oppermann, visitou a cidade acompanhada da arquiteta e urbanista Ariadne Samios. Pela manhã, participaram do encontro o assessor executivo de Assuntos Especiais da Prefeitura, Carlos Geirinhas, a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Ignes Dequech Alvares, e integrantes da equipe técnica do Ippul que atua no projeto Superbus.

Geirinhas afirmou que o projeto está com o encaminhamento avançado, respeitando detalhes técnicos e o cronograma, e já possui recursos garantidos, através do PAC Médias Cidades. “A visita foi uma oportunidade de mostrarmos para o WRI Brasil a documentação que será enviada para a Caixa Econômica Federal para avaliação. Também pudemos apresentar projetos que estão em fase de licitação, como o viaduto da avenida Dez de Dezembro com a Leste-Oeste, a duplicação da Duque de Caxias, e os abrigos a serem instalados nos pontos de parada de ônibus”, explicou.

Nívea mostrou-se muito satisfeita com o andamento dos projetos, desenvolvidos por servidores da Prefeitura. O trabalho está sendo realizado por equipe técnica do Ippul, e conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, CMTU, Gestão Pública, e Procuradoria-Geral do Município. “Começamos a acompanhar o esforço da Prefeitura desde o ano passado, e eles fizeram grandes mudanças com base em ideias e sugestões que demos. Fiquei positivamente surpreendida, pois a equipe fez um belo trabalho. O projeto está indo no caminho certo, voltado para as necessidades da cidade. As adequações feitas são propícias, o projeto está num bom estágio de andamento, e prevê-se que após a entrega para a Caixa, programada para o final de janeiro, teremos o início da implementação. Estou surpresa porque nem sempre as prefeituras contam com um pessoal qualificado para produzir um material nesse nível, e em Londrina isso foi possível”, afirmou.

IppulVisitaLJ2PPlanejamento Habitacional – As representantes da WRI Brasil Cidades Sustentáveis também participaram de uma reunião na Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD). Segundo Nívea, o objetivo era conhecer o trabalho na área de habitação de interesse social, realizado em Londrina. “O WRI Brasil tem dado algumas orientações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida junto ao Ministério das Cidades, e conhecendo o programa em Londrina quem sabe poderemos trabalhar em parceria aqui também”, disse.

De acordo com o presidente da Cohab-LD, José Roberto Hoffman, o encontro foi produtivo, com a apresentação dos trabalhos executados pelo WRI Brasil em relação à habitação, urbanismo e mobilidade urbana. E a equipe da Cohab-LD expôs o planejamento do município na área habitacional de interesse social, que busca priorizar o atendimento da demanda com maior necessidade.
“Foram discutidos vários temas, além do Minha Casa, Minha Vida. Um deles foi a questão de bairros antigos, próximos a região central, que serão influenciados diretamente pela implementação do Superbus. Esses bairros possuem imóveis que exigem manutenção com maior constância, pois a maioria das casas é de madeira, além de envolver aspectos históricos e culturais. Aproveitamos a consultoria para vislumbrar recursos existentes junto ao Ministério das Cidades, ou até mesmo organismos internacionais, para contemplar um trabalho mais específico nessas regiões, promovendo a requalificação de habitação”, afirmou Hoffmann.

Fotos: Luiz Jacobs

mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1806&Itemid=1081