Página inicial > Últimas Notícias > Ippul sedia workshop sobre Sustentabilidade e o Futuro das Cidades

Ippul sedia workshop sobre Sustentabilidade e o Futuro das Cidades

Palestra foi ministrada pelo engenheiro civil e consultor na área de sustentabilidade, Sílvio Barros; discussões enfocaram tendências mundiais no contexto do planejamento urbano

• Escrito por Ulisses Sawczuk
  • Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 12h04

Com o objetivo de discutir temas como mobilidade urbana, eficiência energética e arquitetura sustentável, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) promoveu, nesta quinta-feira (1º) à tarde, o workshop “Sustentabilidade e o Futuro das Cidades”.

Realizada em formato híbrido e ministrada pelo ex-prefeito de Maringá, engenheiro civil e consultor na área de sustentabilidade, Sílvio Barros, a atividade contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati e do presidente do Ippul, Tadeu Felismino, assim como de engenheiros e técnicos de diversos órgãos e secretarias municipais. Também participaram os presidentes do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, e da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), Luiz Cândido de Oliveira; e os secretários municipais de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, e de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

Durante o workshop, Barros falou sobre algumas das principais tendências mundiais referentes à gestão e planejamento urbano, abordando soluções inovadoras desenvolvidas em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Prefeito Marcelo Belinati (ao fundo) e o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, participam da atividade.

Segundo o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a palestra foi muito produtiva e conecta-se a temas prioritários para a administração municipal. “Essa questão da sustentabilidade é extremamente atual e importante, pois as cidades enfrentam questões cada vez mais desafiadoras relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana, habitação e sustentabilidade. Por isso, é muito positivo que nossos técnicos possam participar de uma atividade como essa, com o Silvio, que é um técnico do mais alto nível e uma referência nacional no campo da sustentabilidade e de tendências mundiais para o desenvolvimento urbano e ambiental”, disse.

Silvio Barros salientou que o planejamento urbano passa por grandes mudanças, e que os técnicos que integram as prefeituras devem se preparar para elas. “Discutimos vários assuntos, incluindo os edifícios sustentáveis, e a necessidade de que os prédios públicos também sejam construídos de forma sustentável, com eficiência energética e hídrica, da mesma forma que muitos empreendimentos privados. Falamos também sobre as tendências de mobilidade, abordando as pesquisas mais recentes, que mostram que 62% dos jovens que nasceram na virada do século não pretendem ter carro. Por que, então, a legislação continua exigindo a implantação de vagas de garagem nos edifícios se a gente vai ter uma geração inteira que não precisa delas? Isso inclusive custa dinheiro, pois o valor dessas vagas é incorporado no valor do imóvel, e o deixa mais caro. Ou seja, é preciso que a legislação se adeque a essa realidade”, afirmou o consultor de sustentabilidade.
Presidente do Ippul, Tadeu Felismino, e o palestrante Silvio Barros.

De acordo com o presidente do Ippul, Tadeu Felismino, a discussão vem em um momento propício, pois Londrina atualmente realiza a revisão de suas leis urbanísticas e Plano Diretor, que definem a questão da sustentabilidade como um dos grandes eixos do desenvolvimento. “A sugestão desse evento foi feita pelo prefeito Marcelo Belinati à nossa equipe do Ippul, mas abrimos a participação para várias secretarias e órgãos, pois esse debate é um norte importante para direcionar o trabalho da administração”, frisou.