Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Marcelo Belinati lança plano de desburocratização de Londrina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Marcelo Belinati lança plano de desburocratização de Londrina

Série de medidas pretende agilizar trâmites burocráticos para facilitar a abertura de empresas em Londrina e torná-la uma cidade mais atraente ao empreendedorismo

  • Escrito por Ana Paula Hedler e Juliana Gonçalves

 

Nesta segunda-feira (20) o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, apresentou uma série de medidas para desburocratização da administração pública municipal. Elas resultaram dos trabalhos realizados pela Comissão Permanente de Revisão e Desburocratização dos Processos e Procedimentos Administrativos e estão presentes em um Plano de Ações e no relatório final entregue nesta manhã.
Os documentos trazem medidas de curto, médio e longo prazos, que devem ser implementadas com o objetivo de tornar Londrina uma cidade menos burocrática, favorável ao empresário, facilitando os procedimentos instituídos em lei e criando um ambiente positivo para o empreendedorismo.
“Londrina precisa voltar a crescer e se desenvolver e esse será o grande foco da nossa administração. Todo empenho será dado para que a economia possa se reaquecer, pois tudo depende dela. A economia indo bem, o emprego vai gerando renda, a Prefeitura tem mais recursos para investir no que é essencial à população como saúde, educação e cuidados com a cidade. Esse é o começo, é um marco histórico que vai mudar o rumo da cidade de Londrina”, defende Marcelo.
Segundo o presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Ary Sudan, diversas ações da iniciativa privada já foram feitas pelas entidades da cidade, mas com a baixa adesão do poder público, elas não prosperaram, como foi o caso do programa Destrava Londrina.
“Todos os trabalhos do Fórum Desenvolve Londrina, desde sua formação até os dias de hoje, apontaram a questão da burocracia existente em Londrina como um grande entrave para o desenvolvimento da cidade. Já tivemos o programa Destrava Londrina, que é uma tentativa de destravar a cidade, mas não prosperou. Por isso, quero parabenizar o prefeito e toda equipe, porque é a primeira vez que uma administração pública e o prefeito se interessam e se envolvem para resolver de fato esse problema. Até então, era só a iniciativa do setor privado trabalhando bastante para que isso acontecesse. Agora, a gente vê que tem condições de dar um grande salto e vamos trabalhar, para que isso que se transforme realidade”, afirmou Sudan.
Resultados - De acordo com o estudo técnico, foram levantados 55 problemas iniciais. O trabalho buscou responder quais são as principais dificuldades encontradas pelos empresários para a abertura de empresas em Londrina.
Para solucionar esses obstáculos, os profissionais apontaram sete eixos prioritários de trabalho, que são: a revisão de diretrizes de loteamentos; a criação de uma comissão de análise de diretrizes de loteamentos; a necessidade de estudos quanto a linha de corte para exigência de EIV e lei para loteamentos acima de 1.500 m² e de 1200 mil m²; o estabelecimento de uma Certidão Prévia Unificada incluindo certificados e pareceres técnicos de diversas entidades; a revisão do fluxo de liberação de EIV com a revisão dos decretos 400/2015 e a retomada do projeto de lei 220/2014 e EIV para o comércio de autopeças; e mudanças no distanciamentos mínimos das escolas e bares.
coletiva.agiliza.londrina3Ações - Para colocar em prática as medidas que tornarão os procedimentos da administração pública menos burocráticos, o prefeito assinou nesta segunda-feira vários decretos. Eles referem-se à instituição do Processo de Certidão Prévia Unificada no Município (CPU); um que regulamenta o novo trâmite dos EIVs e o trâmite das Consultas Prévias de Viabilidade Técnica dos Loteamentos; que dispõe sobre novos critérios para aplicação do EIV e que disciplina a execução do Plano de Ação e os novos trabalhos da Comissão.
Além deles, o prefeito assinou e encaminhou à análise da Câmara de Vereadores três projetos de lei que tratam sobre a revisão das exigências de EIV para comércio de autopeças; a revisão das exigências de Lei autorizativa para loteamentos acima de 120 mil m² e de alteração dos distanciamentos mínimos das escolas e bares.
O presidente da Codel e da comissão que realizou os estudos, Nado Ribeirete, explicou que juntamente com o lançamento do Plano e dessas ações é preciso implementar mudanças nos procedimentos internos da Prefeitura. “Uma destas medidas é a integração das secretarias na emissão das certidões de óbice que emitem para a abertura de novas empresas. Quando tratamos as coisas de forma isolada, prejudicamos o contribuinte e o próprio Município. Essa burocratização criou um sistema que inviabiliza negócios e os processos de geração de renda, afetando Londrina como um todo”, ressaltou.
Ribeirete também destacou que o volume de trabalho identificado durante os encontros levantou a necessidade de tornar permanente a Comissão de Desburocratização. “Com a continuidade da Comissão, poderemos trabalhar em cima de cada item levantado e identificado, respeitando e cumprindo os procedimentos legais previstos para cada medida. Graças à dinâmica utilizada, os servidores participantes discutem não só o assunto da sua área, mas interligamos as secretarias, com um objetivo único e comum, que é Londrina”, afirmou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Claudio Tedeschi, acredita que com as ações apresentadas pelo prefeito será possível começar a mudança na ideologia e na cultura da burocratização na cidade. “Infelizmente, nesse País, nós ainda temos uma burocratização muito forte. O avanço cultural é lento, mas é necessário que tenhamos propósito para mudá-lo. Isso só vai mudar quando melhorarmos nossa economia, que ficará mais dinâmica quando tivermos segurança jurídica e processos necessários e ágeis. Por isso, acredito que esse avanço de hoje é significativo e serve de exemplo para o Brasil”, disse.
Com todas essas ações espera-se obter a redução no prazo do trâmite de processos das empresas junto à Prefeitura, a agilização na liberação de alvarás de funcionamento, mudança nos critérios e exigências para os estudos de impactos de vizinhança, bem como a simplificação dos procedimentos de aprovação de loteamentos.
coletiva.agiliza.londrina4Comissão - A Comissão foi instituída através do decreto municipal nº 126, com o objetivo de coordenar atividades de organização que promovam melhoria da gestão, e a desburocratização de procedimentos e rotinas administrativas do Município. Ela é formada por representantes dos Institutos de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e de Desenvolvimento de Londrina (Codel), das secretarias municipais de Obras e Pavimentação, de Ambiente (SEMA), de Fazenda, de Governo; e conta com apoio das secretarias municipais de Saúde, Gestão Pública, Procuradoria-Geral do Município e Sebrae-PR.
Semana Agiliza Londrina - Os projetos de lei (PL) assinados na manhã desta segunda-feira serão discutidos e apresentados também à comunidade em abril, durante a Semana Agiliza Londrina. Os encontros serão no Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, às 19h30, na Rua Benjamin Constant, 800, Centro. O primeiro ocorre no dia 10 de abril, quando será discutido o PL referente aos distanciamentos mínimos exigidos dos estabelecimentos comerciais de áreas de centros de educação infantil, municipais e filantrópicos, de estabelecimentos de ensino fundamental, médio ou superior ou de bibliotecas públicas.
Na audiência pública do dia 11 de abril, será debatida a necessidade de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para concessão de alvará de funcionamento para estabelecimentos voltados ao comércio de autopeças e serviços de oficina. E por fim, no dia 12 do mesmo mês, será apresentado o referente aos processos de aprovação de parcelamento do solo urbano.
Os textos completos dos projetos de lei estarão disponíveis na página do Ippul no Portal da Prefeitura, link http://ippul.londrina.pr.gov.br. Também haverá um formulário virtual para envio de propostas pela comunidade.
Estiveram presentes na coletiva de imprensa, além dos já mencionados, o diretor regional do Sebrae-PR, Everson Feliciano; o vereador Mario Takahash; o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura, João Mendonça; secretariado municipal, servidores envolvidos na elaboração do plano de desburocratização e empresários.

Fotos: Vivian Honorato
mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=2042&Itemid=1081

registrado em:
Fim do conteúdo da página