Questionário do Plano Diretor continua aberto até maio

Até agora, 425 pessoas responderam as perguntas sobre cinco temas principais, a maioria com idade entre 20 e 30 anos

• Escrito por Dayane Albuquerque
  • Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 18h20

O questionário do Plano Diretor Digital, uma ferramenta que busca motivar a participação da população e ampliar a divulgação do Plano Diretor Municipal de Londrina (PMDL), segue sendo disponibilizado até o dia 15 de maio. O documento pode ser acessado no Portal do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), através do link HTTP://ippul.londrina.pr.gov.br/plano_diretor_digital.

A iniciativa foi elaborada a partir das informações levantadas com os cidadãos nos 10 Fóruns de Participação, realizados em março e abril de 2018, em todas as regiões da cidade e distritos. Ele contém perguntas abertas sobre cinco temas principais: Atendimento social, Transporte e Vias de Circulação, Economia e Meio Ambiente, Estrutura Urbana e Participação Popular.

De acordo com dados do IPPUL, até agora 425 pessoas responderam o questionário. Destas, 98% disseram que não tiveram dificuldades de compreender frases e expressão técnicas do documento e 77% gostariam de receber mais informações sobre o Plano Diretor. Aproximadamente, 10% das pessoas que participaram são do centro da cidade e o restante dos demais bairros de Londrina.

Além disso, a maioria das pessoas que responderam até agora (35%) tem entre 20 e 30 anos; seguido por 30 a 40 anos (28%); 40 a 50 anos (17,5%); 50 a 60 (11%); acima de 60 (5%) e menos de 20 anos (3,5%).

O presidente do IPPUL, Roberto Alves Lima Junior, ressaltou que a leitura comunitária é fundamental para a construção do Plano Diretor. “Foi por isso que disponibilizamos esta ferramenta, ou seja, para ampliar o alcance das informações, divulgar o trabalho do Plano Diretor Municipal e consultar a comunidade sobre a realidade da cidade”, disse.

Debates - O Ciclo de Debates faz parte da segunda fase da revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina.  Ao todo, foram realizados 10 encontros que contemplaram todas as regiões da área urbana de Londrina, além de distritos e patrimônios rurais.  Nos encontros, os participantes debateram e contribuíram para dar a sequência ao processo de construção de um diagnóstico sobre a realidade de cada área de Londrina.

A lei específica de revisão do Plano Diretor deve ser aprovada até dezembro de 2018, uma vez que a legislação vigente foi aprovada em dezembro de 2008. Após o término da elaboração do Plano, o projeto será encaminhado à Câmara Municipal. Todas as informações sobre o processo de revisão do Plano Diretor estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Londrina, na página do IPPUL.

Assunto(s): PLANO DIRETOR