Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Abrigos do Superbus terão dois tipos de piso tátil

Pessoas com deficiência visual serão orientadas por dois tipos de piso, o direcional e o de alerta

  • Escrito por Dayane Albuquerque
  • Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 13h42

 

abrigo piso tatil green300x200

abrigo piso tatil300x200

Conheça as vantagens do novo abrigo
clique na imagem para ampliar
Entenda o piso tátil no superbus
clique na imagem para ampliar

Os abrigos do Superbus, implantados em Londrina desde junho deste ano, estão recebendo piso tátil, faixas em alto-relevo instaladas nas calçadas para fornecer auxílio no deslocamento de pessoas com deficiências visuais. Até o momento, foram implantados 10 abrigos, faltando pequenos acabamentos.
Para facilitar a identificação do percurso pelas pessoas com deficiência sensorial visual, o Código de Obras e Edificações do Município de Londrina estabelece a obrigatoriedade de inclusão da faixa de piso tátil com textura e cor diferenciadas nas calçadas. Dessa forma, o diretor de projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Humberto Leal, esclarece que dois tipos de piso tátil estão sendo instalados ao redor dos abrigos do Superbus.
Um é o pisto tátil direcional (linear), utilizado para indicar o caminho a ser percorrido pelo pedestre, instalado no sentido do deslocamento das pessoas, em área de circulação livre pela parte posterior ao abrigo e posicionado de forma a conectar-se com o piso direcional dos lotes vizinhos.

O outro é o piso tátil de alerta, instalado ao longo do meio fio, demarcando o trecho no qual pode ser feito o embarque e desembarque no ônibus do Superbus e alertando ao pedestre para não avançar nas ruas. “A sinalização de alerta não é prejudicada por interrupções, como árvores e postes, porque a pessoa não vai transitar sobre a faixa de piso tátil de alerta, esta sinalização está avisando o pedestre a ficar atrás da guia, para sua segurança”, informou Leal.
Ao todo serão implantados 139 módulos que formarão 85 paradas de ônibus, que servirão para atender os ônibus especiais do Superbus e os convencionais. Além do piso tátil, os abrigos contam com cobertura térmica, vidros nas laterais, lixeira, adesivos de orientação com a rede de ônibus da cidade e as linhas que passam pelo local. Alguns deles também serão equipados com painéis eletrônico.

Foto: Ilustrativa

registrado em:
Assunto(s): piso tátil , superbus , abrigo
Fim do conteúdo da página