Quem somos
Londrina é uma das poucas cidades brasileiras privilegiadas com um Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano.
O IPPUL - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina foi criado em julho de 1993, através da Lei nº 5.495 , como òrgão da Prefeitura Municipal de Londrina para organizar o crescimento do município de forma integrada, melhorando a qualidade de vida de sua população e preparando Londrina para o futuro.
Como responsável pelo gerenciamento do desenvolvimento urbano, o IPPUL é um órgão-chave na definição de inúmeras diretrizes que têm influência direta na qualidade de vida da população. Seu trabalho técnico e reflexivo, exige sempre muito estudo para definição das suas ações. E por isso, o Instituto está sempre aberto para consultas e sugestões.
Lei na integra:
A seguir, você encontrara uma descrição resumida das atribuições da assessoria e de cada diretoria, de acordo com o 1455 de 05 de Novembro de 2015.
Assessoria Técnica é dividida em Financeira, Administrativa e de Planejamento Urbano.
Dentre as suas atribuições, estão: compilar resultados institucionais, através de relatórios técnicos administrativos e financeiros das diversas diretorias, recomendando ao(a) titular da pasta ou diretores(as), intervenção, sempre que necessário; Dar assessoria para as diretorias e gerências nas aplicações do planejamento estratégico institucional, acompanhando seu desenvolvimento e atualização; e desenvolver pesquisas e acompanhamento da evolução e transformação urbana do Município;
A Diretoria de Trânsito e Sistema Viário é responsável pelo planejamento do Sistema Viário e de Trânsito do Município, criando medidas de prevenção de acidentes no trânsito, planejando mudanças e obras na cidade que garantam a segurança para pedestres, ciclistas e motoristas.
A Diretoria de Planejamento Urbano é responsável por: desenvolver projetos estratégicos pertinentes ao planejamento urbano; elaborar e analisar avaliações técnicas de impacto urbanístico, bem como projetos e planos setoriais de recuperação e revitalização de áreas e vias urbanas; e monitorar o plano diretor entre outras atividades.
A Diretoria de Projetos é responsável por analisar, coordenar e contratar projetos que resolvam os problemas da cidade decorrentes do crescimento urbano, garantindo uma estrutura adequada a sua população.
A Diretoria Administrativo-Financeira é responsável por: idealizar projetos que viabilizem recursos técnicos e humanos; planejar e supervisionar a proposta orçamentária, mantendo o equilíbrio nas Atividades Administrativas e Financeiras; E propor a contratação e nomeação de funcionários para o quadro de pessoal.
Leia na integra o Decreto 1455 de 05 de Novembro de 2015
Redes Sociais