Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Leis Históricas
Início do conteúdo da página

Leis Históricas

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2016, 10h35

Lei 133

Promulgada pelo prefeito Milton Ribeiro de Menezes, no ano de 1951, teve consultoria do ex-prefeito de São Paulo (1938-1945), Francisco Prestes Maia, engenheiro e arquiteto pela Politécnica de São Paulo. A Lei estabelece as primeiras regulamentações sobre os loteamentos e urbanização do município. Londrina encontra-se no auge de um ciclo vertiginoso de crescimento, sob a égide da economia cafeeira. É a capital mundial do café experimentando seu breve, porém intenso período de desenvolvimento por conta do ouro verde.

capa lei

Plano Diretor Urbano de 1968

Elaborado no governo José Hosken de Novaes (1963-1969), o Plano traça diretrizes para o desenvolvimento da área urbana do município, delimitando áreas destinadas para uso comercial, residencial e industrial, amplia as proposições das antigas leis, propõe o surgimento de uma grande avenida, a partir da remoção da linha férrea do centro da cidade e a transformação da área, incorporando-a com o centro histórico já consolidado. O município, que já acumulara recursos da economia cafeeira, apresenta agora forte apelo à industrialização, daí o destaque no documento pela criação naquele ano, da antiga Codel - Companhia de Desenvolvimento de Londrina, hoje Instituto de Desenvolvimento de Londrina.

Baixe a Lei na íntegra

planodiretor1968

Baixe as imagens

mapa1  mapa2  mapa3

PDU - Plano de Desenvolvimento Urbano - Londrina - Situação 1979

Concebido no governo de Antonio Casemiro Belinatti (1977-1982), o Plano de Desenvolvimento Urbano é apresentado da seguinte forma: "O Diagnóstico da Situação/79, da cidade de Londrina, é um trabalho realizado pela equipe multidisciplinar da Prefeitura do Município de Londrina, pertencente ao quadro da Secretaria de Planejamento, se insere como um dos trabalhos desenvolvidos por esse órgão de acordo com as Diretrizes estabelecidas para o Primeiro Programa de Investimentos Urbanos para as Cidades de Porte Médio do Estado do Paraná".

1979 jpg

 

 

Download do documento

 

 

Observação:
A equipe da Gerência de Geoprocessamento tentou viabilizar a digitalização total desse documento, mas questões técnicas impossibilitaram sua conclusão.
Assim, solicitamos a quem tiver um original para doação, entre em contato conosco pelo fone 3372-8427 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página