Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acervo Histórico > Plano Diretor Urbano de 1968
Início do conteúdo da página

Plano Diretor Urbano de 1968

Última atualização em Quinta, 03 de Julho de 2025, 12h31
O Plano Diretor de 1968 foi elaborado no governo José Hosken de Novaes (1963-1969). As atividades relativas ao Plano se iniciaram em 1965, quando da criação do Departamento de Planejamento e Urbanismo. Este Departamento buscou parceria com a Comissão de desenvolvimento Municipal (CODEM), um órgão vinculado a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Paraná (CODEPAR), que, em conjunto, elaborou um diagnóstico sobre a realidade da cidade, resultando em documento impresso denominado "Londrina, a Situação 66”.
A partir desta pesquisa, foi dada abertura para que empresas interessadas pudessem encaminhar planos preliminares dentro de critérios preestabelecidos. Os projetos recebidos foram analisados e julgados por uma comissão formada por representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil, da Universidade Federal do Paraná e da Câmara de Vereadores de Londrina. Tal comissão aprovou o Plano apresentado pela ASPLAN S/A. Deste modo, esta foi a empresa responsável pela elaboração do Plano Diretor de 1968.
No contexto do Plano, houve o compromisso do município em criar, naquele momento, o órgão de acompanhamento do Plano, a partir da estruturação do Escritório de Planejamento, denominado CODEL (Coordenação de Desenvolvimento de Londrina). No entanto, a CODEL não foi efetivada em função de reformas administrativas que ocorreram na prefeitura naquele momento, tendo sido criada a Assessoria de Planejamento para o fim proposto.
Foram encaminhados à Câmara Municipal, o Projeto de Lei 156/1968 correspondente à Lei Geral do Plano Diretor, assim como outros relacionados, formando o PD/1968, entre os quais pode ser mencionada Lei de Meios ou de Objetivos, a Lei de Zoneamento e a Lei de Loteamento.
O Plano Diretor de Londrina de 1968 foi aprovado em dezembro daquele ano, por meio da Lei nº 1.444/1968, cujas metas foram traçadas para o período de 15 anos. Os objetivos do Plano se fundamentaram no desenvolvimento urbano global de Londrina considerando os aspectos do uso do solo, circulação, equipamentos básicos, equipamentos sociais e paisagem urbana. Neste sentido houve ampliação das proposições em relação as antigas leis. Texto subsidiado pelas contribuições do Engenheiro Civil Rudolfo Horner, membro da equipe que atuou no planejamento urbano de Londrina no período
 
Download da Lei na íntegra
planodiretor1968
 
Download das imagens
registrado em:
Fim do conteúdo da página