Página inicial > Últimas Notícias > Ippul recebe inscrições para o workshop “Reabilitação de Áreas Centrais”

Ippul recebe inscrições para o workshop “Reabilitação de Áreas Centrais”

A oficina ocorrerá no dia 26 de outubro e é um dos eventos programados em comemoração aos 30 anos do Instituto

• Escrito por Rebeca Vernillo
  • Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 15h14
imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para o workshop “Reabilitação de Áreas Centrais”, realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). A palestra irá ocorrer no dia 26 de outubro, às 9h, no Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85 – Centro), e faz parte das atividades em comemoração aos 30 anos do IPPUL e da abertura do VI Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inREDE), a ser realizado nos dias 26 e 27 de outubro.

O workshop é destinado a estudantes e profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, geografia, pessoas que atuam no centro da cidade e demais interessados na reabilitação da área central de Londrina. As inscrições devem ser realizadas através do site Sympla, e os participantes poderão solicitar seus certificados no evento.

A palestra de abertura será ministrada pelo arquiteto e urbanista Washington Fajardo, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fajardo é secretário municipal de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro e participou ativamente do Projeto Reviver Centro do Rio de Janeiro.

Logo após, haverá uma mesa redonda que abordará os principais temas relacionados às áreas centrais de Londrina. Os profissionais participantes serão Eloisa Rodrigues, professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Oígres Macedo, representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Marcel Sant’ana, do Ministério das Cidades; Gerson Guariente, diretor institucional da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL); e Élcio Baptista, diretor da inREDE.

O presidente do Ippul, Gilmar Domingues Pereira, convidou a participarem do VI Encontro da inREDE todas as pessoas que têm interesse nesse tema e em melhorar a cidade de Londrina. “É com enorme alegria que o Ippul recepciona o IV Encontro da inREDE. Estamos trazendo para nossa cidade profissionais de arquitetura e urbanismo de todas as regiões do Brasil, para, além de discutir o planejamento urbano em si, discutir a reabilitação de áreas centrais da nossa cidade”, disse.

Aniversário do Ippul – Ao longo de 30 anos, o Ippul desempenhou um papel fundamental na concepção de três Planos Diretores Municipais, abrangendo os períodos de 1998 a 2008, 2008 a 2018 e 2018 a 2028. Atualmente, concentra seus esforços na conclusão dos projetos de legislação relacionados ao Código Ambiental, Código de Obras e Edificações, Código de Posturas e Lei de Preservação do Patrimônio Cultural, todos vinculados ao Plano Diretor mais recente.

O Instituto também se destacou pela elaboração de projetos significativos para o município, com destaque para o projeto “Calçada para Todos”, que recebeu reconhecimento em 2008 pelo Centro de Transporte Sustentável da Cidade do México. Além disso, liderou iniciativas como a criação do Lago Norte, o desenvolvimento do Parque Linear Ribeirão Cambé e a revitalização da Avenida Maringá e do Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon.

Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.