Faixas Exclusivas para Ônibus
As duas vias com maior carregamento de ônibus em acesso e egresso ao Terminal Central foram selecionadas para implantação das faixas exclusivas, em sistema binário - ruas Professor João Cândido e Duque de Caxias. Em 2011, uma sequência de três avenidas que promovem a ligação da área central à região norte foram sinalizadas com faixa exclusiva - Rio Branco, Winston Churchill e Francisco Gabriel Arruda. No ano de 2012, a Avenida Leste Oeste também foi adequada para receber a faixa exclusiva para ônibus, margeando o Terminal Central. Em 2015, a Avenida Tiradentes, principal via oeste de acesso à Londrina, foi recapeada e sinalizada, totalizando 17,8 km de faixas unidirecionais na cidade.
A implantação destas faixas visa aumentar a velocidade operacional dos ônibus e diminuir o tempo de viagem dos passageiros, acatando princípios previstos na Política Municipal de Mobilidade constante no Plano Diretor Participativo do Município de Londrina (Lei n° 10.637/2008): priorizar o transporte coletivo sobre o individual, estruturando o sistema para atendimento das demandas atuais e projetadas.
Desta forma, a cidade de Londrina também atende os preceitos da Lei Federal nº 12.587/2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana, uma vez que esta legislação estabelece claramente a necessidade do poder público priorizar os modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.
Segundo informações da CMTU, as faixas exclusivas para ônibus proporcionaram uma redução média no tempo de viagem de 12 minutos na hora pico, melhorando o desempenho operacional da frota a ponto de permitir a retirada de até 6 ônibus em um corredor, sem diminuir a frequência ofertada aos usuários.
Técnicos da Diretoria de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL relataram por meio de um artigo denominado “A experiência das faixas exclusivas para ônibus na cidade de Londrina - Paraná” todo o processo de planejamento, execução e avaliação deste importante instrumento de democratização do espaço viário. O artigo foi apresentado no 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito realizado em junho de 2015 pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, na cidade de Santos.
A experiência com a implantação de faixas exclusivas para ônibus em Londrina comprova que estes projetos de baixa complexidade, executados em curto prazo e sem intervenções de alto custo, resultam em melhoria significativa na eficiência e rapidez do serviço de transporte público coletivo.
É imprescindível que se reconheça a importante função social do serviço de transporte coletivo, que atende aos princípios de acessibilidade universal, desenvolvimento sustentável e equidade de uso do espaço público de circulação.
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