Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos Viários > Faixas Exclusivas para Ônibus
Início do conteúdo da página

Faixas Exclusivas para Ônibus

Última atualização em Sexta, 05 de Setembro de 2025, 12h46

As duas vias com maior carregamento de ônibus em acesso e egresso ao Terminal Central foram selecionadas para implantação das faixas exclusivas, em sistema binário - ruas Professor João Cândido e Duque de Caxias. Em 2011, uma sequência de três avenidas que promovem a ligação da área central à região norte foram sinalizadas com faixa exclusiva - Rio Branco, Winston Churchill e Francisco Gabriel Arruda. No ano de 2012, a Avenida Leste Oeste também foi adequada para receber a faixa exclusiva para ônibus, margeando o Terminal Central. Em 2015, a Avenida Tiradentes, principal via oeste de acesso à Londrina, foi recapeada e sinalizada, totalizando 17,8 km de faixas unidirecionais na cidade.

tabela fe onibus lda

A implantação destas faixas visa aumentar a velocidade operacional dos ônibus e diminuir o tempo de viagem dos passageiros, acatando princípios previstos na Política Municipal de Mobilidade constante no Plano Diretor Participativo do Município de Londrina (Lei n° 10.637/2008): priorizar o transporte coletivo sobre o individual, estruturando o sistema para atendimento das demandas atuais e projetadas.

Desta forma, a cidade de Londrina também atende os preceitos da Lei Federal nº 12.587/2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana, uma vez que esta legislação estabelece claramente a necessidade do poder público priorizar os modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.

Segundo informações da CMTU, as faixas exclusivas para ônibus proporcionaram uma redução média no tempo de viagem de 12 minutos na hora pico, melhorando o desempenho operacional da frota a ponto de permitir a retirada de até 6 ônibus em um corredor, sem diminuir a frequência ofertada aos usuários.

Técnicos da Diretoria de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL relataram por meio de um artigo denominado “A experiência das faixas exclusivas para ônibus na cidade de Londrina - Paraná” todo o processo de planejamento, execução e avaliação deste importante instrumento de democratização do espaço viário. O artigo foi apresentado no 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito realizado em junho de 2015 pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, na cidade de Santos.

A experiência com a implantação de faixas exclusivas para ônibus em Londrina comprova que estes projetos de baixa complexidade, executados em curto prazo e sem intervenções de alto custo, resultam em melhoria significativa na eficiência e rapidez do serviço de transporte público coletivo.

É imprescindível que se reconheça a importante função social do serviço de transporte coletivo, que atende aos princípios de acessibilidade universal, desenvolvimento sustentável e equidade de uso do espaço público de circulação.

 

Download artigo "A experiência das faixas exclusivas para ônibus na cidade de Londrina - Paraná".

Download da apresentação do artigo.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página