Página inicial > Últimas Notícias > Ippul celebra 30 anos nesta quinta-feira (26) com evento no Teatro Ouro Verde

Ippul celebra 30 anos nesta quinta-feira (26) com evento no Teatro Ouro Verde

A comemoração também envolveu a abertura do VI Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

• Escrito por n.comlondrina
  • Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 18h16
imagem sem descrição.

Na manhã desta quinta-feira (26) ocorreu, no Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), a comemoração pelos 30 anos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). O evento, que reuniu diversas autoridades locais, também serviu como abertura para o VI Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inREDE), que prossegue até sexta-feira (27).

Representando o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o vice-prefeito João Mendonça desejou
boas-vindas a todos os participantes do evento, e  parabenizou a equipe do IPPUL. “Sabemos que planejar não é pensar só no hoje, é preciso cuidar dos próximos anos e décadas. E vocês têm feito isso muito bem, desde a criação do IPPUL, há trinta anos. É por isso que quem vem a Londrina se apaixona, decide ficar, pois vivemos em uma terra abençoada e amada. A todos que vieram de fora para este evento tão importante, saibam que nossa cidade recebe a todos de braços abertos, do Brasil ou demais cantos do mundo. E o IPPUL faz parte desse novo momento que Londrina está vivendo, de sucesso e cuidado com suas pessoas”, enfatizou.

O presidente do Ippul, Gilmar Domingues Pereira,
felicitou o Instituto pela data e agradeceu a todos os servidores municipais do órgão pelo seu empenho e dedicação. “Que esses 30 anos de história sejam celebrados não apenas como um marco, mas como um impulso para continuar a construir um ambiente urbano mais resiliente, inclusivo e harmonioso”, completou.

Após apresentação da mesa de autoridades, teve início o workshop “Reabilitação de áreas centrais”. A palestra foi ministrada pelo geógrafo e coordenador de informações da cidade no Instituto Pereira Passos (IPP) da Prefeitura do Rio de Janeiro, Felipe Cerbella Mandarino.

O geógrafo é responsável  pela gestão de dados, informações e toda cartografia da cidade do Rio e fez uma palestra sobre a reabilitação das áreas centrais usando o Projeto Reviver Centro do Rio de Janeiro, um dos primeiros grandes projetos de entender que os centros da cidade necessitam de atenção especial para não serem abandonados.

Mandarino disse que essa é sua primeira visita a Londrina, e sua impressão é de que o IPPUL tem feito um bom trabalho na cidade. “É uma cidade que tem planejamento, e isso tem consequências claras quando você anda pela rua. Fiquei impressionado e é muito bom ter conhecido o IPPUL através da inREDE, posso ver que temos muitas coisas em comum com o IPP no Rio de Janeiro”, afirmou.

Logo após a palestra, uma mesa redonda abordou os principais temas relacionados às áreas centrais de Londrina. Participaram a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Eloisa Rodrigues; representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Oígres Macedo; representante do Ministério das Cidades, Marcel Sant’ana; o diretor institucional da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Gerson Guariente; e Élcio Baptista, diretor da inREDE.

O evento teve, ainda, uma homenagem póstuma aos falecidos ex-presidentes do Instituto, José Antônio Tadeu Felismino e Roberto Alves Lima Junior.Entre as autoridades presentes na celebração, estavam o vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Airton José Petris; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Alex Canziani; a coordenadora do projeto Cidade Presente pela  Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), a arquiteta urbanista Cecília Martins; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Emanuel Gomes; e os vereadores Mestre Madureira e Eduardo Tominaga, líder do prefeito na Câmara.

Aniversário do Ippul – Ao longo desses 30 anos, o IPPUL desempenhou um papel fundamental na concepção de três Planos Diretores Municipais, abrangendo os períodos de 1998 a 2008, 2008 a 2018 e 2018 a 2028. Atualmente, concentra seus esforços na conclusão dos projetos de legislação relacionados ao Código Ambiental, Código de Obras e Edificações, Código de Posturas e Lei de Preservação do Patrimônio Cultural, todos vinculados ao Plano Diretor mais recente.

O Instituto também se destacou pela elaboração de projetos significativos para o município, com destaque para o projeto “Calçada para Todos”, que recebeu reconhecimento em 2008 pelo Centro de Transporte Sustentável da Cidade do México. Além disso, liderou iniciativas como a criação do Lago Norte, o desenvolvimento do Parque Linear Ribeirão Cambé e a revitalização da Avenida Maringá e do Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon.

Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Fotos: Emerson Dias / NCom