Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ippul completa 30 anos com importantes contribuições para Londrina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ippul completa 30 anos com importantes contribuições para Londrina

Criado através da lei municipal nº 5.495/1993, Instituto desempenha diversas atribuições com foco no crescimento integrado do município e na qualidade de vida da população

  • Escrito por Ulisses Sawczuk
  • Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2023, 09h42

 Sendo um órgão da Prefeitura de Londrina, o Ippul tem a função de organizar o crescimento do município de forma integrada, melhorando a qualidade de vida de sua população e preparando Londrina para o futuro. Como responsável pelo gerenciamento do desenvolvimento urbano, o instituto desempenha um papel-chave na definição de inúmeras diretrizes que têm influência direta na qualidade de vida da população. Para isso, realiza um trabalho técnico e reflexivo, embasado em estudos e dados.

O presidente do Ippul, Gilmar Domingues, destacou a importância do órgão não só para a cidade, como também em âmbito nacional. “O Ippuc, de Curitiba, é considerado o ‘vovô’ dos institutos, e inspirou a criação, em 1993, do Ippul, que também se destaca nacionalmente pela sua relevância e pioneirismo. Nós estamos há trinta anos pensando e projetando o município, inclusive através do Plano Diretor e suas leis complementares”, salientou.

Domingues disse, também, que os projetos de lei elaborados pelo Ippul cumprem um papel fundamental para a organização da infraestrutura do município, ajudando a definir o seu futuro. “Cada lei tem a sua relevância, por exemplo, a Lei do Sistema Viário, que influencia diretamente as várias possíveis ligações do município, suas vias arteriais, vias estruturais e os contornos. Assim, o Ippul trabalha em questões de zoneamento e parcelamento do solo, mas também em assuntos referentes à logística, ao escoamento da nossa safra, à nossa zona aérea aeroportuária e às conexões com os outros municípios, da região metropolitana e de outros estados”, disse.

 

 Áreas de atuação – Integrado atualmente por 42 servidores, o Ippul é formado por quatro diretorias, mais especificamente Trânsito e Sistema Viário, Projetos, Planejamento Urbano e Administrativo-Financeira. Também conta com três assessorias técnicas.

Entre outras atribuições, o órgão é responsável por monitorar a implantação do Plano Diretor e desenvolver estudos, pesquisas, propostas, projetos e planos setoriais necessários à sua permanente atualização. Além disso, define e expede as diretrizes para o uso e parcelamento do solo, o traçado das quadras e dos lotes do sistema viário, dos espaços livres e de preservação das áreas reservadas para equipamentos urbanos e comunitários.

Também avalia as áreas mais adequadas à implantação de equipamentos urbanos, comunitários e conjuntos habitacionais, e analisa Relatórios de Impacto Ambiental Urbano e Estudos de Impacto de Vizinhança, para instrução de projetos de lei sobre a alteração de zoneamento e de uso e ocupação do solo. Promove, ainda, o planejamento do sistema viário e do trânsito, bem como conduz estudos, elabora projetos e emite pareceres sobre a sinalização urbana, em conformidade com a legislação urbanística. É responsável, também, pela elaboração de projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, de mobiliário urbano, de preservação do patrimônio histórico e ambientais.

Principais realizações – Em seus 30 anos de história, o Ippul participou da condução do processo de elaboração de três Planos Diretores do Município, referentes aos períodos de 1998-2008, 2008-2018 e 2018-2028. Em relação a este último, atualmente trabalha na finalização dos projetos das leis relativas ao Código Ambiental, Código de Obras e Edificações, Código de Posturas e a Lei de Preservação do Patrimônio Cultural.

O diretor de Planejamento Urbano do Instituto, Jefferson Callegari, explicou que a Prefeitura já encaminhou à Câmara Municipal, para votação, os projetos das leis do Perímetro Urbano, do Sistema Viário, de Parcelamento do Solo e de Uso e Ocupação do Solo. “Essas quatro leis iniciais já estão em processo de trâmite no Legislativo, e temos cerca de quatro meses para fazer o encaminhamento dos projetos dos três códigos e da Lei de Preservação do Patrimônio Cultural. Esse, no momento, é o projeto mais importante que o Ippul está conduzindo, pois essa legislação vai ordenar o crescimento futuro de Londrina nos próximos dez anos”, afirmou.

 

No decorrer de sua trajetória, o Instituto elaborou  diversos projetos importantes para o município, incluindo o “Calçada para Todos”, premiado em 2008 pelo Centro de Transporte Sustentável – CTS da Cidade do México. Também esteve à frente dos projetos de criação do Lago Norte e do Parque Linear Ribeirão Cambé, assim como das revitalizações da Avenida Maringá e do Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon. Está trabalhando, atualmente, no programa de Parques Lineares de Londrina, importante iniciativa ambiental que reúne os parques Jacutinga, Lindóia, Limoeiro, Igapó e Cafezal.

Na área de mobilidade urbana, foi responsável pela elaboração dos projetos de faixas exclusivas para ônibus, do Plano de Mobilidade Urbana de Londrina (PlanMob), da Rede Cicloviária de Londrina e do Contorno Leste.

O Ippul sempre buscou o intercâmbio e a troca de experiências com órgãos semelhantes de outros municípios, e por isso organizou, em 2001, o 1º Encontro Nacional de Institutos e Secretarias de Planejamento Urbano. Além disso, em 2023, ano em que comemora seu trigésimo aniversário, o órgão será o anfitrião do 6º Encontro InRede – Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, programado para outubro.

 

 

Fotos: Vivian Honorato/NCom

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página