Página inicial > Últimas Notícias > Prefeito decreta luto oficial pelo falecimento de Tadeu Felismino

Prefeito decreta luto oficial pelo falecimento de Tadeu Felismino

Além de presidir o IPPUL, o jornalista e ex-vereador foi chefe de Gabinete da Prefeitura na atual administração

• Escrito por Juliana Gonçalves
  • Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 16h40

O prefeito Marcelo Belinati decretou, nesta sexta-feira (14), luto oficial em Londrina devido ao falecimento do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), José Antônio Tadeu Felismino, aos 68 anos. O decreto n° 816 será publicado na edição n° 4.956 do Jornal Oficial, destacando Felismino como pessoa e profissional admirável, exemplo de seriedade e honradez.

Antes de presidir o IPPUL 2021, o jornalista Tadeu Felismino ocupou a Chefia de Gabinete, no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2021. O prefeito Marcelo Belinati relembrou sua atuação no Executivo ao longo da pandemia. “O Tadeu foi meu chefe de gabinete em um momento tão delicado que o mundo viveu, durante a pandemia. Um homem gentil, nunca o vi destratar ou levantar a voz para ninguém, um cavalheiro”, comentou.

Marcelo enfatizou a trajetória profissional de Felismino, profissional formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Comunicação Social. “Muito capacitado, comprometido com a cidade, professor de jornalismo da UEL, foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores. Muito engajado nas causas da cidade e estava comandando o IPPUL. Foi uma missão que dei a ele, para que pudesse conduzir a cidade na construção do novo Plano Diretor que vai mexer de alguma maneira com a vida de todos nós, e preparar a Londrina do futuro. Foi uma perda muito grande para a cidade, uma perda muito grande para nós, eu perco um amigo. Que Deus abençoe ele, a família e conforte o coração dos amigos”, concluiu.

Na UEL, além de aluno e professor, Felismino também teve participação como pró-reitor da instituição. E de 2015 até 2018, conduziu a Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia do então Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), atual IDR-PR.

Também trabalhou na Folha de Londrina, no extinto Panorama, e realizou trabalhos para Veja e Jornal do Brasil. Foi um dos fundadores e gestores da Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região (ADETEC), e cumpriu mandato como vereador em Londrina, no período de 1983-1992. Na ocasião, exerceu o cargo de presidente da Câmara de Vereadores e da Legislatura Especial Constituinte.

Além da Adetec, Felismino participou na criação de iniciativas e projetos como a Incubadora Industrial de Londrina (INCIL), Fórum de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina (Desenvolve Londrina), Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Londrina e Região, e do Parque Tecnológico de Londrina.

O luto oficial terá duração de três dias, e o decreto prevê hasteamento da Bandeira Municipal a meio pau, em sinal de profundo pesar. Tadeu Felismino deixa mulher e dois filhos.

Foto: Vivian Honorato/Arquivo NCom