Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento do Ippul debate estratégias para a recuperação de áreas centrais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Evento do Ippul debate estratégias para a recuperação de áreas centrais

Tema será abordado na segunda edição do "Diálogos Urbanos”, nesta quinta-feira (15), às 9h, com transmissão on-line

  • Escrito por Dayane Albuquerque
  • Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2023, 12h15
imagem sem descrição.

 

Na próxima quinta-feira (15), às 9h, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) promove a segunda edição do evento “Diálogos Urbanos”, com o tema Estratégias para a Recuperação de áreas Centrais. A iniciativa irá ocorrer na sede do Ippul, na avenida Presidente Castelo Branco, 570, com transmissão on-line pela TV Ippul.

O evento contará com a apresentação da professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Eloisa Rodrigues, doutora em Planejamento Urbano pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Ela demonstrará experiências nacionais e internacionais de recuperação de áreas centrais. Irá participar on-line o arquiteto David Nogué, CEO&Founder do Observatório Econômico Eixos, da Catalunha/Espanha. Essa empresa fornece dados e indicadores econômicos atualizados e confiáveis ​​das cidades ao redor do mundo.

O presidente do Ippul, Tadeu Felismino, disse que o objetivo do evento é instruir a maior parte de interessados no tema para pensar em planos e ações voltadas ao centro de Londrina. “Também serão mostradas as experiências de outras cidades para termos referências para os nossos planos”, informou.

A professora Eloisa Rodrigues ressaltou que Londrina é uma jovem cidade de quase 90 anos, pujante e dinâmica, que cresceu de forma impressionante, despontando nas terras do norte do estado, mas durante esse processo também teve falhas em cuidar da estrutura e imagem de um dos seus bem culturais mais preciosos – o centro histórico. “A expansão periférica, o surgimento de múltiplos centros de compra, entre outros fatores, colaboraram para um declínio nessa área. Recuperar o protagonismo do seu centro histórico, e destacá-lo como testemunho do nascimento da nossa cidade é uma missão urgente e para todos – proprietários de imóveis, lojistas, atores da sociedade civil organizada, enfim, todo e qualquer cidadão londrinense”, enfatizou.

Para a professora, o centro de Londrina pode renascer, não mais apenas como ‘o lugar tradicional das compras’ que já foi um dia, mas recuperando valores culturais da sociedade e oferecendo um espaço público de qualidade para a descoberta dos tesouros únicos que contam sobre a sua evolução. “Nós esperamos que o movimento de revitalização do centro de Londrina consiga interpretar as demandas atuais, e colocar novamente nosso centro histórico como palco das práticas culturais e de consumo. Que seja um lugar seguro e acolhedor para todo e qualquer cidadão, conhecer sua história e desfrutar de bons momentos”, apontou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página