Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Londrina inicia revitalização do Bosque Central
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prefeitura de Londrina inicia revitalização do Bosque Central

Espaço receberá melhorias que garantirão mais segurança, beleza e oportunidade de interação para as diferentes gerações

  • Escrito por Ana Paula Hedler
  • Publicado: Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 13h21

 

Na próxima terça-feira (9), a partir das 9 horas, representantes da Prefeitura de Londrina visitam o Bosque Central “Marechal Cândido Rondon” para dar início às obras de revitalização, valorizando assim um dos principais patrimônios histórico, cultural e ambiental do Município. Para isso, nesse dia, os secretários municipais de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e Silva, e o de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, visitarão o local em conjunto com os representantes da empresa ganhadora da licitação, a San Pio Construtora EIRELI.
A partir da assinatura da ordem de serviço, que será feita nos próximos dias, a empresa contratada colocará em prática o projeto de revitalização. Ele prevê a retomada do conceito jardim-bosque, valorizando as características originais do espaço e mantendo -ao máximo- a área verde na região central de Londrina. Tudo foi pensado proporcionar espaços de interação, contato e convívio com pessoas de diferentes gerações.

Para tanto, será feito um alargamento das calçadas; serão instalados bancos, pequenos palcos, mesas e alguns elementos que permitirão a realização de brincadeiras para as crianças. O local também contará com uma nova pista de caminhada, corrida e ciclismo e barras de exercício físico; assim como com passagens elevadas nos cruzamentos com a Rua São Paulo e Rio de Janeiro, que vão promover a integração do Bosque com outras áreas públicas centrais da região, como a Praça Sete de Setembro e a Praça Primeiro de Maio com a Concha Acústica.

 Uma academia ao ar livre, um parquinho para as crianças e uma quadra poliesportiva totalmente reformada também estão inclusas na revitalização. No futuro próximo, quem passar pelo local verá que a iluminação pública também será diferente. Ela terá efeitos cênicos e projeções coloridas voltadas para as copas das árvores, o que garantirá a sensação de mais segurança para aqueles que quiserem passear, usufruir das áreas de lazer ao ar livre ou ainda ali permanecer para contemplar.

Segundo o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e Silva, com a homologação do processo licitatório e assinatura da ordem de serviço espera-se que a obra transcorra dentro do cronograma estipulado e que reviva um dos primeiros espaços públicos de lazer de Londrina. “Nosso objetivo é termos uma execução ágil, cumprindo os prazos e entregando ao final um  espaço revitalizado. Há uma grande expectativa em relação às melhorias, porque sabemos da importância histórica do Bosque para a cidade. Ele foi um dos primeiros equipamentos públicos de lazer que Londrina teve e esperamos atender as expectativas dos moradores da região, dos usuários e de toda a população”, ressaltou o secretário de Gestão Pública.

O processo licitatório foi homologado nesta semana e pode ser conferido no Jornal Oficial do Município nº 4.262 (clique aqui). O contrato entre a empresa e o município já está assinado. A obra custará R$ 2,5 milhões aos cofres públicos municipais, uma economia real de mais de R$ 25 mil entre o valor máximo que poderia ser pago no certame e o que será investido. O prazo para a execução das melhorias é de 150 dias a contar da assinatura da ordem de serviço. O projeto completo, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), está disponível no site da Prefeitura de Londrina (clique aqui).

 

 

 

Fotos: Emerson Dias

registrado em:
Fim do conteúdo da página