Página inicial > Últimas Notícias > IPPUL apresenta prognóstico do Plano de Mobilidade em 2ª audiência pública

IPPUL apresenta prognóstico do Plano de Mobilidade em 2ª audiência pública

Encontro terá debate de propostas com base em cenários, avaliações e impactos referentes à mobilidade urbana

• Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 17h04

Com o objetivo de avançar nos encaminhamentos do Plano de Mobilidade Urbana de Londrina, cujo projeto está em fase final de elaboração, será realizada a 2ª audiência pública no próximo dia 27 de novembro. Organizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), o encontro irá ocorrer a partir das 19h, no auditório Ouro do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (SINCOVAL), localizado na Rua Ana Neri, 300, próximo ao Centro Cívico.

O evento é aberto à população, que está convidada a participar das discussões, e não há necessidade de inscrição prévia. Nessa etapa, a intenção é apresentar o prognóstico e as propostas que serão encaminhadas posteriormente à Câmara Municipal para aprovação, com previsão de envio até dezembro deste ano.

Antes, na primeira audiência pública, realizada em outubro, foram apontados os resultados e dados em um diagnóstico sobre a realidade de Londrina, com base na Pesquisa Origem Destino de 2019, desenvolvida pela empresa LOGIT, de São Paulo (SP).

Segundo a diretora de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL, Denise Ziober, neste encontro serão abordados os cenários futuros, avaliações e tendências para a área de mobilidade em Londrina. “Após os debates sobre o diagnóstico da situação da cidade, a fase de prognóstico apontará quais são as prioridades, impactos decorrentes do crescimento do município nos últimos anos, bem como as soluções técnicas possíveis para os gargalos existentes. O plano destacará obras e intervenções mais adequadas e a revisão de projetos, entre outros pontos importantes. Com isso, é possível traçar um panorama sobre o horizonte para os próximos 20 anos”, explicou.

Entre os temas debatidos estão a hierarquia viária, rotas acessíveis, proposição de uma malha cicloviária e medidas de redução de acidentes. A etapa de discussão servirá para que a Prefeitura se organize e possa encaminhar projetos de captação de recursos sempre que haja capacidade de endividamento e orçamento para execução de obras.

De acordo com Ziober, além da finalização e encaminhamento do Plano de Mobilidade Urbana neste ano, o Município também deve enviar ao Legislativo, em breve, um projeto de lei referente à revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo. A previsão é para 2020.

Para a segunda audiência, o IPPUL reitera o convite à população londrinense em geral, das áreas urbana e rural; universidades; órgãos públicos da esfera estadual e federal; conselhos municipais; entidades de classe, como sindicatos e associações de moradores. Todos poderão contribuir com o intercâmbio de experiências e conhecimento sobre Londrina, para que o Plano de Mobilidade possa ser construído de forma coletiva, contemplando as preocupações e a diversidade de interesses dos munícipes.

Outras informações podem ser obtidas com o presidente do IPPUL, Roberto Alves Lima Junior, pelo 3372-8400 3372-8404, ou com a diretora de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL, Denise Ziober, pelo 3372-8408.