Página inicial > Últimas Notícias > Vereadores de Joinville visitam o IPPUL para conhecer o Plano Diretor de Londrina

Elaboração democrática e técnica da Lei Geral do Plano Diretor Municipal de Londrina já chamou a atenção de outros municípios, como Maringá, Guarapuava e João Pessoa

• Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 12h33

Para conhecer os trabalhos que vem sendo desenvolvidos em prol da Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina (PDPML), uma comitiva de Joinville veio a Londrina na última sexta-feira, pela manhã. Os vereadores catarinenses, Maurício Peixer e Rodrigo Fachini, foram recebidos pela equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).

ippul PSegundo a diretora de Planejamento Urbano do IPPUL, Ana Flávia Galinari, o objetivo da visita foi conhecer como vem sendo construída a revisão do Plano Diretor de Londrina, visto que na maioria dos municípios brasileiros as Prefeituras contratam empresas para fazê-la e em Londrina o mesmo foi realizado pelo corpo técnico especializado do município.

“Eles fizeram recentemente o Plano Diretor de Joinville e quiseram conhecer a experiência dos profissionais de Londrina. Essa troca de informações sobre o processo de elaboração e revisão do Plano Diretor foi muito rica, porque durante toda a elaboração nos foi exigido muito, mas vimos que é possível fazer um bom trabalho, que está sendo reconhecido por outros municípios, inclusive por cidades que são referências para nós, como é o caso de Joinville”, explicou a diretora.

A equipe do IPPUL já recebeu visitas de representantes das Prefeituras de Maringá, João Pessoa, Guarapuava e agora de Joinville. Durante os encontros, são apresentados os passos tomados pela equipe londrinense para a elaboração dos trabalhos do Plano Diretor, as audiências públicas realizadas em todas as regiões da cidade, inclusive nos distritos, assim como a compilação dos dados sobre o zoneamento urbano, a distribuição do uso e ocupação do solo, os sistemas de planejamento viário e urbanístico para o desenvolvimento e efetivação do direito à cidade e os instrumentos de combate à corrupção urbanística disponíveis.

Sobre o Plano Diretor – A Lei Geral do Plano Diretor Municipal de Londrina foi aprovada durante a 2ª Conferência Municipal de Revisão do Plano Diretor, após um intenso trabalho em prol da participação popular da maneira mais plural possível, buscando dar transparência a todos os passos realizados na construção do documento.

Prova disto, é que sua elaboração contou com quatro etapas de trabalho, que foram: Proposta Metodológica, Análise Temática Integrada, Diretrizes e Proposições e a Minuta da Lei. Em todas elas, a comunidade foi convidada para participar e debater os objetivos e diretrizes traçados para os próximos 10 anos. Ao todo, a Prefeitura de Londrina realizou 23 audiências públicas, uma pré-conferência e duas conferências municipais, sendo a última ampliada para dois dias de debates.

Desde setembro de 2018, o documento está em análise pela Comissão de Justiça (CJ) da Câmara de Vereadores de Londrina. A elaboração do Plano Diretor segue o preconizado na Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, Estatuto da Cidade, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais da política urbana.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Planejamento Urbano do IPPUL, Ana Flávia Galinari, pelo 3372-8410.