Página inicial > Últimas Notícias > Conferência para revisão do Plano Diretor Municipal prossegue no sábado (22)

Conferência para revisão do Plano Diretor Municipal prossegue no sábado (22)

A 2ª Conferência será retomada neste final de semana, para análise e discussão do projeto de lei e seus destaques

• Escrito por Juliana Gonçalves

Neste sábado (22), às 8 horas, prossegue a 2ª Conferência Municipal de Revisão do Plano Diretor. A primeira parte da conferência ocorreu no último sábado (15), com a presença de cerca de 150 pessoas. No entanto, diante das inúmeras propostas e pedidos de esclarecimento, os trabalhos não foram finalizados. Assim, as atividades serão continuadas no auditório da UniCesumar, que fica na Avenida Santa Mônica, 450.
A conferência integra a Etapa IV do processo de revisão do Plano Diretor Municipal. Nesta fase, são definidas, em encontros com a participação da comunidade e dos delegados credenciados nas pré-conferências, a minuta da Lei Geral. Enquanto na 1ª Conferência, realizada em agosto, houve a aprovação das diretrizes e estratégias prioritárias, a 2ª Conferência trata da leitura e aprovação da minuta, que deverá ser finalizada e encaminhada à Câmara Municipal até o final deste mês.
A minuta da Lei Geral do Plano Diretor já foi disponibilizada no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), com os destaques. Ela contém as diretrizes e estratégias para o município até o ano de 2028, as macrozonas rurais e urbanas, assim como as ações necessárias para atingir os objetivos propostos. O material pode ser acessado no link http://bit.ly/EtapaIV .
Segundo a gerente de Pesquisa e Plano Diretor do IPPUL, Elisabeth Alves, a 2ª Conferência já realizou a leitura e aprovação do regimento, e também a apresentação da minuta da Lei Geral. “Para este final de semana, estão previstas a leitura de todos os destaques, com debate, apresentação das propostas e aprovação”, adiantou.
Somente os 67 delegados e suplentes que já estão credenciados para a 2ª Conferência poderão participar, com direito a voz e voto, na continuidade do encontro. Os demais que comparecerem terão direito apenas a voz.
Com a aprovação do texto da minuta da Lei Geral, o material será corrigido pela comissão responsável, e será encaminhado para a Câmara Municipal, Ministério Público, Conselho Municipal da Cidade e para o Paranacidade.
O processo de Revisão do Plano Diretor Municipal conta com o Grupo de Acompanhamento, formado por representantes da comunidade e sociedade civil organizada; Equipe de Cooperação Técnica, composta por universidades e entidades ligadas ao planejamento urbano; e a Equipe Técnica Municipal, que conta com técnicos representando cada secretaria e órgão municipal.
Macrozoneamento - E, com a continuidade da 2ª Conferência, permanece na página inicial do IPPUL o “Macrozoneamento Interativo”. A ferramenta digital apresenta as nove macrorregiões rurais e urbanas da cidade, e foi desenvolvida pela equipe do IPPUL em conjunto com o Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon) da Prefeitura de Londrina.
Clicando em cada uma delas, é possível acessar as diretrizes, gerais e espacializadas, bem como as estratégias aplicadas para cada região da cidade, pelos próximos dez anos. O “Macrozoneamento Interativo” pode ser conferido através do navegador Mozilla, no link http://ippul.londrina.pr.gov.br .