Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Vegetação

Publicado: Sábado, 02 de Novembro de 2013, 22h47
imagem sem descrição.
A arborização da cidade representa uma importante contribuição para a preservação ambiental e qualidade de vida da comunidade, pois favorece o conforto térmico com a absorção do calor diurno e liberação do calor noturno, melhorando a umidade do ar e amenizando a poluição atmosférica e sonora.

A Secretaria Municipal do Ambiente - SEMA é o órgão responsável pela arborização das áreas públicas, através do plantio, poda, corte de raízes e tratamento contra pragas nas árvores de nossa cidade. A comunidade pode solicitar estes serviços, protocolando um requerimento na Praça de Atendimento da Prefeitura. Informe-se pelo telefone 3341-9660.

Conforme a Lei Municipal nº 8.563/01, as árvores que tenham problemas de sanidade ou danifiquem as calçadas devem ser trocadas por espécies adequadas, sob supervisão e orientação da SEMA, e aquelas plantadas em desacordo com o Plano de Urbanização do Município serão substituídas gradativamente pela SEMA.
 
Situação correta: arborização adequada com grade
Situação correta: arborização adequada com grade

A escolha do tipo de árvore e a forma de plantio garantem o crescimento adequado das raízes, evitando que danifiquem o piso das calçadas e proporcionando maior sombreamento, proteção e conforto aos pedestres, além de embelezar o espaço urbano e valorizar o imóvel.

A lei do Plano Diretor de Londrina nº 7.483/98 estabelece que todas as ruas devem ter arborização nas duas faces, e uma árvore para cada terreno ou no mínimo a cada 12,00m. Fique atento para as espécies de árvores certas para o lugar certo:
  • Árvores para calçadas com fiação aérea: falsa-murta; resedá; hibisco; escova-de-garrafa; manacá-da-serra; aroeira-salsa.
  • Árvores para calçadas sem fiação aérea: pata-de-vaca; ipê-amarelo; ipê-branco; sibipiruna; oiti; cássia-imperial.

Cuidados:
  • É necessário garantir um canteiro mínimo livre de 0,70x1,00m ao redor da árvore, para permitir o desenvolvimento das raízes.
  • Plantar a muda afastada 50cm do meio-fio, com distância de pelo menos 6,00m da esquina, 4,00m do poste e 1,50m da garagem.
  • Colocar um guia ao lado da muda, ou proteger com uma grade.
  • Regar a muda uma vez ao dia, durante os primeiros 30 dias.

 

Curiosidade:

  • Uma árvore do tipo Sibipiruna transpira 400 litros de água por dia, equivalendo a 4 aparelhos de ar condicionado ligados 24 horas, refrescando a cidade.
Fim do conteúdo da página