IPPUL firma termo de cooperação técnica com órgão co-irmão de Curitiba

• Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 13h43

Os presidentes dos Institutos de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Nado Gomes Ribeirete, e de Curitiba (IPPUC), Luiz Fernando Jamur, assinaram nesta quinta-feira (25) um termo de cooperação técnica. A iniciativa vai permitir que os órgãos dos dois municípios realizem intercâmbio de informações, fomentando a elaboração de projetos e programas em conjunto. Estiveram presentes ao evento o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Segundo Ribeirete, a medida é extremamente importante para Londrina, tendo em vista que o IPPUC foi criado em 1965 e possui vasta experiência nos setores que envolvem a questão urbanística. “Fizemos esta solicitação ao IPPUC, um dos maiores órgãos de planejamento urbano do país, e eles acharam muito interessante para troca de informações”, afirmou.

O protocolo de intenções entre os institutos tem por objetivo estabelecer um programa de cooperação mútua, visando o desenvolvimento de trabalhos em áreas de interesse comum e o intercâmbio de conhecimento em planejamento urbano.

O presidente do IPPUL apontou ainda que a parceria entre os órgãos vai contribuir diretamente para o processo de revisão do Plano Diretor de Londrina. “O tema urbanístico envolve muitas coisas, vai além da questão do trânsito, e eles têm muita experiência e resultados positivos. Então essa cooperação vai permitir que os servidores de Londrina tenham acesso a projetos e programas bem sucedidos em Curitiba, adaptando para a nossa realidade para, futuramente, implementar aqui”, explicou.

Também fazem parte deste processo a realização de pesquisas conjuntas, a participação em workshops, seminários e encontros científicos e o desenvolvimento de publicações científicas e materiais didáticos de interesse de ambas as instituições.

Ribeirete afirmou que, com a assinatura do termo, a próxima etapa envolve um levantamento junto às diretorias e áreas do IPPUL. “Vamos marcar uma reunião com diretores de cada pasta, como Planejamento, Projeto e Trânsito, para que formulem quais as maiores dificuldades enfrentadas em cada área. Em seguida, trataremos isso em um encontro para montarmos o projeto do que será o plano de ação, com uma agenda pré-definida, para darmos continuidade em conjunto com o IPPUC”, destacou.

A vigência do convênio firmado entre os órgãos é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Fotos: Prefeitura de Curitiba/SMCS