Ippul participa do II Congresso de Direito à Cidade e Justiça Ambiental

• Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 18h09

Representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) participaram de atividades do II Congresso de Direito à Cidade e Justiça Ambiental, evento organizado pela Universidade Estadual de Londrina que prossegue até esta sexta-feira (7).

Na manhã desta quinta-feira (6), o diretor de Planejamento Urbano do Ippul, José Vicente Alves Soccorro, participou do evento integrando um debate que teve como tema central a “Efetivação do direito à Metrópole". O assunto foi discutido junto aos professores Felipe Francisco Souza (ONU HABITAT), Alex Ferreira Magalhães (IPPUR-RJ) e Tarcyla Fidalgo Ribeiro (Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico). “Os profissionais fizeram um apanhado muito interessante sobre suas experiências em processos de planejamento metropolitano, apresentando a situação atual dos planos diretores no Brasil”, disse.

O diretor frisou que é sempre importante que os órgãos municipais possam participar de eventos que propiciam a troca de informações e experiências com profissionais de várias partes do país. “O intercâmbio de conhecimentos e o acesso a diferentes metodologias podem nos ajudar em processos como a elaboração de novos projetos e na revisão do Plano Diretor, sendo que este projeto, por exemplo, está sendo discutido e será oficialmente lançado ainda no mês de julho”, comentou.

Na noite de ontem (5), a servidora municipal do Ippul, Renata Capriolli Zocatelli Queiroz Passi, participou de uma mesa de debates que tratou de dois temas: Justiça Ambiental e Políticas públicas e um novo olhar do direito à cidade à luz da nova agenda urbana. Compuseram a mesa os professores Henry Acselrad (IPPUR-RJ), Susana Borrás Pentinat (Universitat Rovira e Virgili - URV, Terragona/Espanha) e  Nelson Saule Jr., que é coordenador geral e da área de Direito à Cidade do Instituto Polis.

As atividades deste Congresso ocorrem paralelamente a outros dois eventos: o “II Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios contemporâneos” e o III Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais, que estão sendo realizados de 4 a 7 de julho em Londrina.

Assunto(s): congresso uel , ippul