“A cidade que queremos” é tema de fórum em Londrina

Evento é realizado pelo Ippul; durante o fórum, será lançado o site “A Cidade que Eu Quero”

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2016, 06h10

“A cidade que queremos” é o tema do I Fórum de Planejamento Urbano, que será realizado nesta sexta-feira(24), no auditório do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), localizado na avenida Maringá, 2.400. A realização é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). O credenciamento é gratuito, e será feito no início do evento, às 13h30.

O Fórum de Planejamento Urbano conta com apoio do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. O WRI Brasil é um instituto que apoia cidades brasileiras no desenvolvimento e implementação de soluções sustentáveis para problemas de transporte e desenvolvimento urbano. E o WRI Brasil Cidades Sustentáveis possui termo de Cooperação Técnica com o Município, oferecendo suporte para ações de planejamento urbano em Londrina.

O Fórum conta com duas mesas-redondas, sendo a primeira às 15 horas, e outra às 17 horas. Cada palestrante terá 20 minutos para apresentação, e em seguida será aberto aos participantes para que possam tirar dúvidas e fazer questionamentos.

A primeira mesa-redonda terá o tema “O papel dos órgãos de planejamento urbano na gestão da cidade”. A presidente do Ippul, Ignes Dequech Alvares, fará a mediação. Como palestrantes, participam a diretora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, Nívea Oppermann; o arquiteto e urbanista do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Miguel Ostoja Roguski; e o professor-doutor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), José Luiz Faraco.

Em seguida, será discutido o tema “O papel da participação social no planejamento urbano da cidade”. A mediação será feita pela coordenadora de Cidades do WRI Brasil, Luiza de Oliveira Schmidt. Participam o presidente do Conselho Municipal da Cidade (CMC), Osmar Ceolin Alves; o promotor do Ministério Público do Paraná, Paulo Tavares; e como representante da Câmara Municipal de Londrina, o vereador Rony Alves.

O encontro será finalizado com palestra magna “Planejamento Urbano: Inovação e Participação”, conduzida pelo consultor e economista Marco Saverio Ristuccia. Doutor em Economia pela Universidade La Sapienza, de Roma, Ristuccia possui mais de 20 anos de experiência em estruturação e gerenciamento de projetos de investimento de interesse público.

O palestrante atua como consultor para Planejamento de Desenvolvimento Territorial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, e também em análise econômico-financeira para instituições públicas e privadas na Europa e no Brasil, em planejamento do desenvolvimento territorial, entre outros assuntos.

Website - No início do evento, haverá o lançamento do site “A Cidade que Eu Quero”, um canal de participação popular.  O objetivo do website é permitir que a população exponha suas demandas, e também possa obter informações e participar de enquetes. No conteúdo do site estarão disponíveis diversos temas relacionados ao planejamento e desenvolvimento urbano do município. O link para acesso é acidadequeeuquero.londrina.pr.gov.br.

13h30 – Credenciamento e Recepção

14 horas – Solenidade de Abertura

14h30 – Lançamento do site “A Cidade que Eu Quero”

15 horas – Mesa Redonda: “O papel dos órgãos de planejamento urbano na gestão da cidade”